Educação Financeira e Educação Ambiental: Consumismo e Ensino de Matemática

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU-
Autor(es): dc.contributor.authorLUZZI, Patricia Adriane-
Autor(es): dc.contributor.authorBAIER, Tânia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-04-07T15:39:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-04-07T15:39:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherEducação_financeira_e_educação_ambiental_consumismo_e_ensino_de_matemática_produto_educacional-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/567303-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é resultado da dissertação de Patricia Adriane Luzzi, intitulada “Educação Ambiental: Consumismo e Ensino de Matemática”, orientada pela Drª Tânia Baier, pertencente à linha de pesquisa Mídias e Tecnologias em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Programa de Pós-Gradução em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau, disponível na Biblioteca de Teses e Dissertações da FURB. Sua aprovação ocorreu em 26 de novembro de 2019, conforme Termo de Aprovação em anexo. Este produto é classificado como uma proposta de ensino, contendo uma série de atividades que permitem a sua implementação por qualquer professor que deseja ensinar conteúdos matemáticos a partir da abordagem de tópicos de Educação Financeira e Educação Ambiental. Considerações didáticas sobre as atividades apresentadas nesse produto educacional, bem como, relatos das aplicações com meus educandos, podem ser encontradas na dissertação. As atividades que constituem este Produto Educacional foram realizadas junto com educandos dos anos finais do Ensino Fundamental, em aulas de Matemática. Podem ser adaptadas para a criação de projetos a serem apresentados em feiras de Matemática; desenvolvidos por professores de demais componentes curriculares; e também podem contribuir para a promoção do ensino de Matemática em espaços de educação não formais. Apresenta-se um conjunto de atividades didáticas, divididas em duas seções. A primeira seção, “Plástico: Consequências de Descartes Inadequados” tem como objetivo apresentar atividades didáticas organizadas a partir de dados sobre impactos no meio ambiente ocasionados pelo alto índice de consumo de produtos embalados em plásticos não biodegradáveis. A segunda seção “Oficina: Árvore Natalina Sustentável”, busca explorar a questão dos três Rs da reciclagem – reduzir, reutilizar e reciclar – durante a confecção de uma árvore natalina. A proposta didática é apresentada por meio do “Caderno do Professor”, que conta com resoluções e considerações didáticas para o professor, e o “Caderno do Educando”, material configurado para aplicação. As atividades que compõem este Produto Educacional estão fundamentadas na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Paul Ausubel. Essa teoria possibilita que novas ideias sejam internalizadas da maneira como foram assimiladas e que se relacionem com conhecimentos relevantes já existentes na estrutura cognitiva do educando. Para que a aprendizagem significativa efetivamente ocorra é necessário que seja ofertado um material potencialmente significativo, que facilite a compreensão, a interrelação entre conhecimentos e a internalização, e que o aprendiz apresente predisposição a aprender (MOREIRA, 2011). Conforme a Teoria da Aprendizagem Significativa, novas ideias são relacionadas a conhecimentos prévios dos educandos por meio de uma relação não arbitrária e substantiva (não literal). Não arbitrária significa que o novo conhecimento deve ser relacionado a conhecimentos relevantes na estrutura cognitiva do educando – esse relacionamento se dará com algo que não seja meramente aleatório. Substantiva significa não internalizar os termos literalmente, palavra por palavra. Os termos não arbitrária e substantiva referem-se a um novo significado que se relaciona com o que o educando já conhece, ou seja, já está em sua estrutura cognitiva, como, por exemplo um conceito, uma imagem ou um símbolo (AUSUBEL; NOVAK; HANESIAN, 1980). Atribuindo significado aos conteúdos curriculares o educando pode fazer a ligação do novo com algo que já está internalizado em sua estrutura cognitiva, isto é, com o que já tem conhecimento; assim consegue expor sua ideia de forma similar, da maneira com a qual compreendeu. Apresenta-se brevemente alguns recortes do referencial teórico da dissertação que norteia este Produto Educacional, enfatizando impactos do consumo exagerado de plásticos no meio ambiente, reflexões sobre Educação Financeira, que visem a estimulação de pensamento crítico dos educandos. É abordada a problemática do consumismo fazendo a correlação com a poluição ambiental ocasionada pela má gestão dos resíduos sólidos. Por fim, são apresentadas concepções históricas sobre as preocupações com a questão ambiental. Espera-se com essa leitura contribuir para o ensino de conteúdos matemáticos sugerindo uma alternativa pedagógica que contempla aspectos da Educação Financeira e da Educação Ambiental, incentivando o pensamento crítico em relação a atos de consumo, estimulando reflexões e possíveis mudanças no comportamento, destacando principalmente a sensibilização sobre o uso do plástico.-
Tamanho: dc.format.extent1,95 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Financeira-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectPlástico-
Título: dc.titleEducação Financeira e Educação Ambiental: Consumismo e Ensino de Matemática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA-
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