Manual Básico: Como organizar uma Feira de Matemática

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Juiz de Fora-
Autor(es): dc.contributor.authorEdjane, MOTA ASSUNÇÃO-
Autor(es): dc.contributor.authorEscher, Marco Antônio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-30T20:42:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-30T20:42:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional Edjane Mota Assunção-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/566723-
Resumo: dc.description.abstractEste Manual foi elaborado ao longo da pesquisa “GRUPO DE PROFESSORES EM UM PROJETO DE FEIRAS DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE” desenvolvida pela professora pesquisadora Edjane Mota Assunção, sob orientação da Prof. Dr. Marco Antônio Escher, durante o Mestrado Profissional em Educação Matemática, na UFJF, e pode ser encontrada na íntegra no site: www.ufjf.br/mestradoedumat/publicacoes/dissertacoes-defendidas Buscando-se compreender o envolvimento de um grupo de professores e discutir o modo como esses atuavam nos anos finais do ensino fundamental e médio em um projeto de Feiras de Matemática, foi proposta de realização de Feiras de Matemática nas escolas municipais e estaduais em que esses professores atuavam. Embasando-se nas Feiras Catarinenses de Matemática, propôs-se atividades extracurriculares, ou seja, que os trabalhos apresentados nas Feiras devam ser fruto de uma atividade pedagógica, desenvolvida normalmente em sala de aula, inclusive com a participação da comunidade. Segundo Floriani e Zermiani (1985, p.1), “as Feiras de Matemática deve permitir a exibição, ao público externo, das atividades matemáticas desenvolvidas normalmente dentro ou fora da sala de aula, pelo público interno da escola”. Durante as discussões e o desenvolvimento das atividades, percebeu-se, que os professores envolvidos necessitavam de instruções tanto para construir os trabalhos, quanto para a logística da Feira. A partir dessas necessidades, elaboramos este manual básico – Como Organizar uma Feira de Matemática – embasado nas finalidades, princípios e objetivos das Feiras de Matemática que propomos aos professores e que serão apresentados no próximo capítulo deste. Convidamos todos a participarem da criação de uma cultura pelas Feiras de Matemática!-
Tamanho: dc.format.extent740 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectFeiras de Matemática. Prática Docente. Ensino/Aprendizagem. Educação Matemática-
Título: dc.titleManual Básico: Como organizar uma Feira de Matemática-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseUFJF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTítulo de Mestre em Educação Matemática-
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