Roteirizando o futuro: A Educação Financeira como estratégia de gestão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo dos Santos, Lilian Regina-
Autor(es): dc.contributor.authorKuo Rodrigues, Chang-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-30T18:28:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-30T18:28:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional Lilian Regina Araújo dos Santospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/566625-
Resumo: dc.description.abstractO presente Produto Educacional foi desenvolvido para a realização da pesquisa na dissertação de mestrado “Educação financeira escolar na EJA: discutindo a organização orçamentária e a gestão de pequenos negócios informais”, apresentada ao programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática, na Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. O objetivo desse produto é discutir a Educação Financeira através de atividades cotidianas levando os alunos a refletir sobre o uso e a gestão do dinheiro, o consumo e o consumismo, a elaboração de uma planilha de gestão orçamentária como ferramenta para organizar a vida financeira não só de uma pessoa como de sua família, a necessidade de repensar o uso de produtos e o reaproveitamento do mesmo, não só como forma de economia, mas também pensar como sustentabilidade e por fim caso o aluno tenha interesse/necessidade possa através dos recursos obtidos criar ou gerir seu próprio negócio. As atividades foram separas entre quatro roteiros por objetivos. Roteiro 1 intitulado “Será que é disso que eu necessito?” Tem como objetivo fazer o aluno compreender que ganhar mais dinheiro não é garantia de solução para as questões financeiras, mas saber gerir o dinheiro é fundamental, isso é feito através da apresentação de dois vídeos que levam a um debate em torno do assunto. É apresentado também uma proposta de mudança, através de estratégias pré-estabelecidas no roteiro, como guardar dinheiro estabelecendo metas de longo, médio e curto prazo ou estratégias apresentas por eles nos momentos de discussão. O roteiro 2 “Parar, planejar e organizar” apresenta uma ferramenta muito utilizada em Administração como recurso para planejar, desde grandes negócios a pequenas atitudes do nosso cotidiano. Esse roteiro nos leva a refletir a importância do planejamento, seja de uma viagem, uma festa, a compra de um carro ou imóvel, para tentar prever gastos desnecessário e organizar nosso orçamento evitando assim o endividamento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent16,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento, Educação Financeira Escolar e Gestãopt_BR
Título: dc.titleRoteirizando o futuro: A Educação Financeira como estratégia de gestãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTítulo de Mestre em Educação Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons