Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo dos Santos, Lilian Regina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Kuo Rodrigues, Chang | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-30T18:28:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-30T18:28:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Lilian Regina Araújo dos Santos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/566625 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente Produto Educacional foi desenvolvido para a realização da pesquisa na dissertação de mestrado “Educação financeira escolar na EJA: discutindo a organização orçamentária e a gestão de pequenos negócios informais”, apresentada ao programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática, na Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. O objetivo desse produto é discutir a Educação Financeira através de atividades cotidianas levando os alunos a refletir sobre o uso e a gestão do dinheiro, o consumo e o consumismo, a elaboração de uma planilha de gestão orçamentária como ferramenta para organizar a vida financeira não só de uma pessoa como de sua família, a necessidade de repensar o uso de produtos e o reaproveitamento do mesmo, não só como forma de economia, mas também pensar como sustentabilidade e por fim caso o aluno tenha interesse/necessidade possa através dos recursos obtidos criar ou gerir seu próprio negócio. As atividades foram separas entre quatro roteiros por objetivos. Roteiro 1 intitulado “Será que é disso que eu necessito?” Tem como objetivo fazer o aluno compreender que ganhar mais dinheiro não é garantia de solução para as questões financeiras, mas saber gerir o dinheiro é fundamental, isso é feito através da apresentação de dois vídeos que levam a um debate em torno do assunto. É apresentado também uma proposta de mudança, através de estratégias pré-estabelecidas no roteiro, como guardar dinheiro estabelecendo metas de longo, médio e curto prazo ou estratégias apresentas por eles nos momentos de discussão. O roteiro 2 “Parar, planejar e organizar” apresenta uma ferramenta muito utilizada em Administração como recurso para planejar, desde grandes negócios a pequenas atitudes do nosso cotidiano. Esse roteiro nos leva a refletir a importância do planejamento, seja de uma viagem, uma festa, a compra de um carro ou imóvel, para tentar prever gastos desnecessário e organizar nosso orçamento evitando assim o endividamento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 16,3 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento, Educação Financeira Escolar e Gestão | pt_BR |
Título: dc.title | Roteirizando o futuro: A Educação Financeira como estratégia de gestão | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Título de Mestre em Educação Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional-Lilian.pdf | 18,75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/566625/2/Produto educacional-Lilian.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons