Por que ouvir aqueles que não são autistas quando eles mesmos falam por si? Texto explicativo referente ao produto audiovisual de mesmo título

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRODRIGUES, Carolina-
Autor(es): dc.contributor.authorBARREIROS, Cláudia-
Autor(es): dc.contributor.authorMELO, Rosane de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-27T20:14:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-27T20:14:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-27-
identificador: dc.identifier.otherTexto explicativo produto Carolina Succo_finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/566403-
Resumo: dc.description.abstractO produto aqui descrito é parte integrante da pesquisa de Mestrado em Ensino de Educação Básica intitulada “Por eles mesmos: o que as autobiografias dos sujeitos chamados autistas revelam acerca de suas experiências escolares?”. Orientada por Cláudia Hernandez Barreiros Sonco e Coorientada por Rosane Braga de Melo. Tal como a autora da pesquisa é também autora do produto, a orientadora e a coorientadora compõem o processo como coautoras desse recurso. O audiovisual aqui descrito é constituído por imagens cotidianas escolares de autistas, no qual os trechos selecionados dos autorrelatos provocam um diálogo com os registros de imagens de autistas da escola. O produto tem por finalidade divulgar a discussão proposta na pesquisa - a importância da perspectiva do próprio sujeito sobre seu comportamento, os autorrelatos como essenciais para a compreensão do autismo. O autismo desperta curiosidades, encantos e angústias. Em meio a tudo isso, o ambiente escolar apresenta muitas dificuldades diante dessa singularidade e em movimento crescente parece buscar esclarecimentos sobre ela. É opção do recurso audiovisual colocar em evidência, através de trechos das autobiografias em diálogo com as imagens de autistas na escola, os escritos dos autistas e assim reconhecer que são esses sujeitos, frequentemente identificados por seus diagnósticos, aqueles que podem nos ensinar sobre seus funcionamentos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent963 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAutismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutobiografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPsicanálisept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSingularidadept_BR
Título: dc.titlePor que ouvir aqueles que não são autistas quando eles mesmos falam por si? Texto explicativo referente ao produto audiovisual de mesmo títulopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação de Ensino em Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto finalpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons