Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RODRIGUES, Carolina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BARREIROS, Cláudia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MELO, Rosane de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-27T20:14:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-27T20:14:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Texto explicativo produto Carolina Succo_final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/566403 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto aqui descrito é parte integrante da pesquisa de Mestrado em Ensino de Educação Básica intitulada “Por eles mesmos: o que as autobiografias dos sujeitos chamados autistas revelam acerca de suas experiências escolares?”. Orientada por Cláudia Hernandez Barreiros Sonco e Coorientada por Rosane Braga de Melo. Tal como a autora da pesquisa é também autora do produto, a orientadora e a coorientadora compõem o processo como coautoras desse recurso. O audiovisual aqui descrito é constituído por imagens cotidianas escolares de autistas, no qual os trechos selecionados dos autorrelatos provocam um diálogo com os registros de imagens de autistas da escola. O produto tem por finalidade divulgar a discussão proposta na pesquisa - a importância da perspectiva do próprio sujeito sobre seu comportamento, os autorrelatos como essenciais para a compreensão do autismo. O autismo desperta curiosidades, encantos e angústias. Em meio a tudo isso, o ambiente escolar apresenta muitas dificuldades diante dessa singularidade e em movimento crescente parece buscar esclarecimentos sobre ela. É opção do recurso audiovisual colocar em evidência, através de trechos das autobiografias em diálogo com as imagens de autistas na escola, os escritos dos autistas e assim reconhecer que são esses sujeitos, frequentemente identificados por seus diagnósticos, aqueles que podem nos ensinar sobre seus funcionamentos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 963 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autobiografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Singularidade | pt_BR |
Título: dc.title | Por que ouvir aqueles que não são autistas quando eles mesmos falam por si? Texto explicativo referente ao produto audiovisual de mesmo título | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação de Ensino em Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto final | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Texto explicativo Produto Carolina Succo_final.pdf | 962,2 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/566403/2/Texto explicativo Produto Carolina Succo_final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons