Orientações práticas para professores de Geografia - Volume 2

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorArêas, Angelina-
Autor(es): dc.contributor.authorMansur, Andre-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-26T22:08:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-26T22:08:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional- v2pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/566283-
Resumo: dc.description.abstractEste material consiste no produto educacional de uma pesquisa que implementou a Sala de Aula Invertida em uma escola pública estadual, localizada no interior do Rio de Janeiro. Intitulada "Sala de Aula Invertida e a construção de conhecimentos geográficos: uma proposta para alunos do 8ºano do Ensino Fundamental II", a pesquisa em questão foi desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias, ofertado pelo Instituto Federal Fluminense. Seu objetivo consistiu-se em investigar se a inversão da sala de aula, associada as TDIC e a teoria sociointeracionista, contribui para a construção de conhecimentos geográficos de alunos das séries finais do Ensino Fundamental. A fim de abranger todas as etapas da inversão da sala de aula, desenvolveram-se dois tipos de produtos educacionais, os quais abrangeram a Regionalização em países capitalistas e países socialistas: o primeiro deles é um recurso pedagógico digital elaborado para o estudo prévio dos conteúdos. Chamado de Objeto de Aprendizagem (OA), tal recurso foi formulado com base nos princípios do sociointeracionismo e utiliza situações cotidianas articuladas aos conhecimentos geográficos.            Já o segundo tipo de produto educacional, trata-se de uma sequência didática elaborada sob a mesma base teórica dos OA e que utiliza Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) enquanto recursos pedagógicos que contribuem para o desenvolvimento do protagonismo juvenil em relação a construção de conhecimentos geográficos.     Estes recursos compreendem o Volume 2 das Orientações práticas para professores de Geografia. A fim de contribuir na realização de práticas educativas baseadas em princípios ativos de aprendizagem, também foi elaborado o Volume 1, o qual é composto por um OA e uma sequência didática que tratam dos conceitos de região e de regionalização.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,82 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSala de Aula Invertidapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e Comunicaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociointeracionismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConstrução de conhecimentos geográficospt_BR
Título: dc.titleOrientações práticas para professores de Geografia - Volume 2pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologiaspt_BR
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