Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Arêas, Angelina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mansur, Andre | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-26T22:08:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-26T22:08:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional- v2 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/566283 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material consiste no produto educacional de uma pesquisa que implementou a Sala de Aula Invertida em uma escola pública estadual, localizada no interior do Rio de Janeiro. Intitulada "Sala de Aula Invertida e a construção de conhecimentos geográficos: uma proposta para alunos do 8ºano do Ensino Fundamental II", a pesquisa em questão foi desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias, ofertado pelo Instituto Federal Fluminense. Seu objetivo consistiu-se em investigar se a inversão da sala de aula, associada as TDIC e a teoria sociointeracionista, contribui para a construção de conhecimentos geográficos de alunos das séries finais do Ensino Fundamental. A fim de abranger todas as etapas da inversão da sala de aula, desenvolveram-se dois tipos de produtos educacionais, os quais abrangeram a Regionalização em países capitalistas e países socialistas: o primeiro deles é um recurso pedagógico digital elaborado para o estudo prévio dos conteúdos. Chamado de Objeto de Aprendizagem (OA), tal recurso foi formulado com base nos princípios do sociointeracionismo e utiliza situações cotidianas articuladas aos conhecimentos geográficos. Já o segundo tipo de produto educacional, trata-se de uma sequência didática elaborada sob a mesma base teórica dos OA e que utiliza Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) enquanto recursos pedagógicos que contribuem para o desenvolvimento do protagonismo juvenil em relação a construção de conhecimentos geográficos. Estes recursos compreendem o Volume 2 das Orientações práticas para professores de Geografia. A fim de contribuir na realização de práticas educativas baseadas em princípios ativos de aprendizagem, também foi elaborado o Volume 1, o qual é composto por um OA e uma sequência didática que tratam dos conceitos de região e de regionalização. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,82 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de Aula Invertida | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociointeracionismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Construção de conhecimentos geográficos | pt_BR |
Título: dc.title | Orientações práticas para professores de Geografia - Volume 2 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional - v2.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/566283/2/Produto educacional - v2.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons