ESCRITA DE RESENHAS NO PROEJA: UMA PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR ARTICULANDO PORTUGUÊS E BIOLOGIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRNpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, SANDRA MARIA COSTA-
Autor(es): dc.contributor.authorAMARAL, JOSÉ ARAÚJO-
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, SAMUEL DE CARVALHO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-26T14:21:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-26T14:21:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL - A ESCRITA DE RESENHAS NO PROEJApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/566183-
Resumo: dc.description.abstractO Programa de mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT tem como foco proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando à produção de conhecimentos com o desenvolvimento de produtos, bem como a realização de pesquisas que incorporem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado. Neste sentido, promover investigações sobre o aprendizado da escrita de gêneros do discurso e, de forma integrada, de temas relativos à Ecologia e Meio Ambiente para o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA), enquadra-se no escopo desse programa de mestrado, ao ampliar o debate sobre propostas interdisciplinares que tenham como foco a possibilidade de formação crítica e cidadã. Dessa forma, nosso produto educacional caracteriza-se como uma proposta de ensino interdisciplinar com o gênero resenha a ser desenvolvido na disciplina de Biologia para alunos dos cursos técnicos de nível médio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A proposta foi aplicada no Curso Técnico de Nível Médio em Edificações do Instituto Federal do rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró. O objetivo foi desenvolver uma proposta de ensino interdisciplinar articulando a língua portuguesa e a biologia através da leitura de obras que enfoquem parte específica do conteúdo Ecologia seguidas da escrita de resenhas que reflitam a compreensão e a crítica ao conteúdo abordado. Em nossas bases teórico-metodológicas sobre a importância dos gêneros discursivos dialogamos com Bakhtin (1997) e Santos (2012). Com Kleiman (2012) e Rojo (2012) nas questões sobre a língua portuguesa no PROEJA. Os estudos relativos ao gênero resenha foram pautados em Medeiros (2004), Motta-Rotta (2008) e Paes e Ribeiro (2018). Como aporte teórico sobre a interdisciplinaridade, fizemos uso da leitura de Fazenda (1979, 2006). Sobre o ensino de biologia e a temática Ecologia/Meio ambiente, com Bizzo (2009), Carvalho (2010), entre outros. Em relação ao currículo do PROEJA e seus desafios, considerando as bases da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), através de Moll (2010), Ramos (2005, 2008), Ciavatta (2010) e Moura (2017). A pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando a intervenção pedagógica como método para a sua realização, conforme orientado por Damiani et al. (2013). O corpus da pesquisa é composto da produção da resenha, das anotações da professora-pesquisadora, dos questionários respondidos ao final da intervenção e dos áudios dos alunos que avaliaram a intervenção. Foram analisados os aspectos estruturais do gênero, as respostas aos questionários e as falas dos alunos sobre a intervenção propriamente dita. Concluímos que a experiência pedagógica foi exitosa e que o trabalho interdisciplinar favoreceu a reflexão e a construção do conhecimento de maneira significativa e que o gênero resenha foi objeto de ensino-aprendizagem explícito, pois, para além de resumir os conteúdos pertinentes das ciências, também promoveu a reflexão crítica sobre temáticas relevantes à formação cidadã e a prática da escrita.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent784KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade. PROEJA. Ensino. Resenha. Ecologia.pt_BR
Título: dc.titleESCRITA DE RESENHAS NO PROEJA: UMA PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR ARTICULANDO PORTUGUÊS E BIOLOGIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADApt_BR
Aparece nas coleções:Textos