Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, MICHEL | - |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, CHRISTINE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-25T13:02:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-25T13:02:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto- Michel de Souza 2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/566023 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto aqui apresentado foi desenvolvido visando ser uma possibilidade de promoção da autonomia do aluno e da aprendizagem significativa por meio do trabalho com tecnologia na escola. É fruto dos desdobramentos das atividades desenvolvidas junto aos alunos de pós-graduação do Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II, na cidade do Rio de Janeiro, e junto aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rotary, no município de Duque de Caxias, no contexto da pesquisa de mestrado profissional cujo título é “Ensino e Tecnologias: aprendizagem significativa por meio da plataforma Scratch”. A pesquisa teve o objetivo geral de analisar o potencial de contribuição da plataforma Scratch para as práticas pedagógicas escolares. Definiu como objetivos específicos: analisar as opiniões de professores e alunos sobre a utilização da plataforma; desenvolver oficinas sobre o Scratch para instrumentalizar professores e alunos para o uso da plataforma; organizar um “Estúdio” na plataforma para concentrar a interação e a cooperação entre os participantes da pesquisa; elaborar um guia sobre a plataforma Scratch para orientar outros professores a respeito das possibilidades de sua inserção nas práticas de ensino. Tratou-se de um estudo de caso de cunho exploratório, a partir de uma abordagem descritiva e qualitativa. Utilizamos como instrumentos para obtenção de dados questionários mistos impressos e online e observações semiestruturadas ao longo do desenvolvimento das oficinas. Os resultados indicaram que, por meio da formação continuada docente e de propostas de ensino inovadoras envolvendo a tecnologia, é possível promover a autonomia, a expressão criativa e o trabalho colaborativo com suporte da tecnologia, com desdobramentos positivos potenciais sobre a qualidade do ensino. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.607 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e tecnologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas inovadoras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Scratch | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
Título: dc.title | SCRATCH: Guia Prático para aplicação na Educação Básica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto - Michel de Souza 2019.pdf | Produto Educacional | 4,61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/566023/2/Produto - Michel de Souza 2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons