SCRATCH: Guia Prático para aplicação na Educação Básica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, MICHEL-
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, CHRISTINE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-25T13:02:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-25T13:02:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-24-
identificador: dc.identifier.otherProduto- Michel de Souza 2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/566023-
Resumo: dc.description.abstractO produto aqui apresentado foi desenvolvido visando ser uma possibilidade de promoção da autonomia do aluno e da aprendizagem significativa por meio do trabalho com tecnologia na escola. É fruto dos desdobramentos das atividades desenvolvidas junto aos alunos de pós-graduação do Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II, na cidade do Rio de Janeiro, e junto aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rotary, no município de Duque de Caxias, no contexto da pesquisa de mestrado profissional cujo título é “Ensino e Tecnologias: aprendizagem significativa por meio da plataforma Scratch”. A pesquisa teve o objetivo geral de analisar o potencial de contribuição da plataforma Scratch para as práticas pedagógicas escolares. Definiu como objetivos específicos: analisar as opiniões de professores e alunos sobre a utilização da plataforma; desenvolver oficinas sobre o Scratch para instrumentalizar professores e alunos para o uso da plataforma; organizar um “Estúdio” na plataforma para concentrar a interação e a cooperação entre os participantes da pesquisa; elaborar um guia sobre a plataforma Scratch para orientar outros professores a respeito das possibilidades de sua inserção nas práticas de ensino. Tratou-se de um estudo de caso de cunho exploratório, a partir de uma abordagem descritiva e qualitativa. Utilizamos como instrumentos para obtenção de dados questionários mistos impressos e online e observações semiestruturadas ao longo do desenvolvimento das oficinas. Os resultados indicaram que, por meio da formação continuada docente e de propostas de ensino inovadoras envolvendo a tecnologia, é possível promover a autonomia, a expressão criativa e o trabalho colaborativo com suporte da tecnologia, com desdobramentos positivos potenciais sobre a qualidade do ensino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.607pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e tecnologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas inovadoraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectScratchpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Título: dc.titleSCRATCH: Guia Prático para aplicação na Educação Básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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