Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BERTHOLDO, Géssica Braga Brum | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BRASILEIRO, Beatriz Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-24T15:30:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-24T15:30:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.basesconceituaisemept.com/ | - |
identificador: dc.identifier.other | Website sobre Bases Conceituais em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para Docentes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565883 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A partir da preocupação de que as políticas públicas de formação docente em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) não se desenvolveram no mesmo ritmo em que ocorreu a expansão da modalidade ao longo dos anos 2000, o presente estudo, mediado pela pesquisa-ação, teve como objetivo analisar como os docentes atuantes na modalidade percebem as bases conceituais que a norteiam, categorizadas na pesquisa como Politecnia, Trabalho como princípio educativo e Formação Omnilateral. Os resultados obtidos por meio da investigação avaliativa identificaram que à medida que os conceitos se tornavam mais específicos no campo teórico da área, também se tornavam menos conhecidos pelos docentes participantes da pesquisa. Diante das lacunas encontradas, foi desenvolvido um produto educacional no formato de website, intitulado Bases Conceituais em EPT: uma proposta de alinhamento conceitual para docentes. Nele foram reunidos materiais teóricos com as categorias que orientam os objetivos formativos da modalidade, em uma perspectiva de projeto educacional emancipador, como ferramenta de autoformação para os docentes. Os profissionais participantes de nossa pesquisa puderam navegar pelo site, promover seu alinhamento conceitual e ainda avaliar a forma como as informações estavam disponibilizadas. Com a avaliação demonstraram que houve mudanças de percepção das Bases Conceituais em EPT em relação às categorias disponibilizadas. Além disso, aprovaram a forma como o material foi oferecido e a questão da acessibilidade. Entendemos, portanto, que o website pode ser utilizado como ferramenta para a autoformação dos docentes de maneira eficiente, abrangendo o campo teórico da área na qual atuam. Ele proporciona flexibilidade de acesso, contribuindo para a associação de seu processo de formação permanente com outras atividades cotidianas | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica. Formação Docente. Bases Conceituais. Autoformação Docente | pt_BR |
Título: dc.title | As Bases Conceituais em Educação Profissional e Tecnológica (EPT): uma proposta de alinhamento conceitual para docentes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | portal | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: