
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, TACIANA DA SILVA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | JUNIOR, JOSÉ DAVISON DA SILVA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | BARBOSA, VALQUÍRIA FARIAS BEZERRA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-23T22:20:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-23T22:20:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-03 | - |
| identificador: dc.identifier.other | CARTILHA METODOLOGIAS ATIVAS DO ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565843 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Após coleta de dados da dissertação intitulada Práticas docentes de enfermeiras que atuam na educação profissional e tecnológica, as professoras-enfermeiras de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco destacaram a necessidade de resignificar a sua prática. Elas relataram a necessidade de uma formação problematizadora, com exposição de métodos de ensino inovadores que possam ser utilizados em sala de aula com o objetivo de formar profissionais com conhecimentos amplos e não mecanizados, capazes de atuar no contexto social e profissional em que se encontram inseridos. Diante da relevância de tal necessidade, a pesquisadora elaborou, como produto educacional, uma cartilha intitulada “Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem” que contempla, de forma clara e objetiva, as principais ideias a respeito do tema, bem como descreve alguns métodos ativos exitosos utilizados pelos docentes na área de saúde. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 13.490KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática docente; educação profissionalizante; metodologias ativas do ensino-aprendizagem | pt_BR |
| Título: dc.title | METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (ProfEPT) | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| CARTILHA METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM.pdf | 10.29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/565843/2/CARTILHA METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons