Multiletrar é preciso! Caderno de atividades: A leitura de textos multimodais e o uso das múltiplas linguagens nas aulas de Língua Portuguesa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNASCIMENTO, JANE KELLY-
Autor(es): dc.contributor.authorMARTINS, AIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-23T18:12:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-23T18:12:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-25-
identificador: dc.identifier.otherProduto- Jane Kelly Nascimento 2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565823-
Resumo: dc.description.abstractEste caderno de atividades é a versão não digital do e-book com o mesmo título, o qual se encontra disponível online e é o produto educacional da pesquisa de mestrado “DA LEITURA À PRODUÇÃO TEXTUAL: as múltiplas linguagens nas aulas de Língua Portuguesa”. As atividades deste caderno foram aplicadas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Itaboraí, a partir da leitura de textos multimodais, nos quais as múltiplas linguagens, tais como a linguagem visual, musical, corporal, como também, a linguagem verbal, foram utilizadas, a fim de prepará-los para a realização de uma produção textual; verbal ou não verbal. O objetivo deste produto é apresentar algumas sugestões de atividades que funcionem como suporte pedagógico das aulas voltadas a atender alunos do 9º ano, de forma a desenvolver suas habilidades de leitura, com a culminância na produção de textos autorais e ricos em informatividade. Para alcançar esse objetivo, recorreu-se ao problema de pesquisa que funcionou como um norteador dos estudos e auxiliou na definição e organização do produto educacional a ser apresentado: “Como o trabalho com as múltiplas linguagens pode beneficiar a compreensão leitora dos alunos e favorecer a sua escrita autoral e rica de informatividade”? Partindo dessa questão, foram delineadas atividades que pudessem, realmente, propor novos olhares para as práticas de leitura, uma vez que deve se priorizar o ensino de Língua Portuguesa, focado na diversidade de textos apresentados ao aluno. Assim como, firmar o propósito de garantir a presença das múltiplas linguagens nas aulas, como se fazem presentes no cotidiano da sociedade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.189kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeiturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMultiletramentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução textualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMúltiplas linguagens e Multimodalidadept_BR
Título: dc.titleMultiletrar é preciso! Caderno de atividades: A leitura de textos multimodais e o uso das múltiplas linguagens nas aulas de Língua Portuguesapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons