Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NASCIMENTO, JANE KELLY | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MARTINS, AIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-23T18:12:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-23T18:12:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto- Jane Kelly Nascimento 2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565823 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este caderno de atividades é a versão não digital do e-book com o mesmo título, o qual se encontra disponível online e é o produto educacional da pesquisa de mestrado “DA LEITURA À PRODUÇÃO TEXTUAL: as múltiplas linguagens nas aulas de Língua Portuguesa”. As atividades deste caderno foram aplicadas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Itaboraí, a partir da leitura de textos multimodais, nos quais as múltiplas linguagens, tais como a linguagem visual, musical, corporal, como também, a linguagem verbal, foram utilizadas, a fim de prepará-los para a realização de uma produção textual; verbal ou não verbal. O objetivo deste produto é apresentar algumas sugestões de atividades que funcionem como suporte pedagógico das aulas voltadas a atender alunos do 9º ano, de forma a desenvolver suas habilidades de leitura, com a culminância na produção de textos autorais e ricos em informatividade. Para alcançar esse objetivo, recorreu-se ao problema de pesquisa que funcionou como um norteador dos estudos e auxiliou na definição e organização do produto educacional a ser apresentado: “Como o trabalho com as múltiplas linguagens pode beneficiar a compreensão leitora dos alunos e favorecer a sua escrita autoral e rica de informatividade”? Partindo dessa questão, foram delineadas atividades que pudessem, realmente, propor novos olhares para as práticas de leitura, uma vez que deve se priorizar o ensino de Língua Portuguesa, focado na diversidade de textos apresentados ao aluno. Assim como, firmar o propósito de garantir a presença das múltiplas linguagens nas aulas, como se fazem presentes no cotidiano da sociedade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6.189kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Língua Portuguesa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Multiletramento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produção textual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Múltiplas linguagens e Multimodalidade | pt_BR |
Título: dc.title | Multiletrar é preciso! Caderno de atividades: A leitura de textos multimodais e o uso das múltiplas linguagens nas aulas de Língua Portuguesa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto - Jane Kelly 2019.pdf | Produto Educacional | 6,19 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/565823/2/Produto - Jane Kelly 2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons