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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOARES, RENAN | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, MARCIA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-23T18:25:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-23T18:25:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto- Renan Soares 2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565804 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A geração dos chamados nativos digitais vive em um mundo de constante movimento onde os jogos, principalmente os eletrônicos, fazem parte do seu dia a dia. Para grande parte destes alunos, o ensino de História ao trabalhar com tempos passados torna-se maçante e distante da realidade. Visando à motivação e ao engajamento dos alunos no aprendizado de conteúdos de Idade Média e Antigo Regime, objetiva-se desenvolver, aplicar e analisar uma sequência didática baseada em jogos e gamificação. O presente estudo configura-se como uma pesquisa exploratória, utilizando a metodologia Design Based Research (DBR). Os sujeitos da pesquisa serão os alunos de uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Petrópolis. Os dados obtidos por meio de observação, entrevistas coletivas, desempenho na dinâmica, prova e questionários serão analisados qualitativamente. Esta pesquisa busca verificar o quanto o uso da gamificação e dos jogos como recursos didáticos são capazes de motivar e engajar os estudantes e possibilitar uma participação ativa no processo de aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.834 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE JOGOS E GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
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Produto - Renan Soares 2019.pdf | Produto Educacional | 2.83 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/565804/2/Produto - Renan Soares 2019.pdfDownload |
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