PORTFÓLIO DE LEITURA: Um diálogo entre a literatura e os quatro pilares da educação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMOTTA, CRISTIANE-
Autor(es): dc.contributor.authorAMPARO, FLÁVIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-23T17:57:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-23T17:57:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-21-
identificador: dc.identifier.otherProduto- Cristiane Motta 2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565803-
Resumo: dc.description.abstractEsse produto educacional, surgiu da necessidade de pensar dinâmicas e práticas de sala de aula, como as oficinas literárias, com a intenção de promover a formação do leitor iniciante baseada nos quatro pilares da Educação. As oficinas consistem numa metodologia detalhada do trabalho com literatura em sala de aula, objetivando promover a leitura do texto, bem como o diálogo sobre o literário na escola. Quando se propõe uma abordagem dialógica nas oficinas, reafirma-se a necessidade de escuta do outro como elemento principal de colaboração entre o mediador da leitura e o ouvinte/leitor, de modo a ampliar não apenas o acervo de leituras, mas o olhar crítico, a capacidade de argumentação, de interpretação e, sobretudo, a interação entre leitor, mediador e texto, favorecendo assim o aprender a ser, aprender a fazer, aprender a aprender e aprender a conviver, os quatro pilares propostos por Delors para a educação do século XXI. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental I da Escola Sá Pereira (Rio de Janeiro), no ano de 2018.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,093pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLiteraturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOficinas Literáriaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Leitorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPilares da Educaçãopt_BR
Título: dc.titlePORTFÓLIO DE LEITURA: Um diálogo entre a literatura e os quatro pilares da educaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons