
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | MOTTA, CRISTIANE | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | AMPARO, FLÁVIA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-23T17:57:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-23T17:57:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-21 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto- Cristiane Motta 2019 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565803 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esse produto educacional, surgiu da necessidade de pensar dinâmicas e práticas de sala de aula, como as oficinas literárias, com a intenção de promover a formação do leitor iniciante baseada nos quatro pilares da Educação. As oficinas consistem numa metodologia detalhada do trabalho com literatura em sala de aula, objetivando promover a leitura do texto, bem como o diálogo sobre o literário na escola. Quando se propõe uma abordagem dialógica nas oficinas, reafirma-se a necessidade de escuta do outro como elemento principal de colaboração entre o mediador da leitura e o ouvinte/leitor, de modo a ampliar não apenas o acervo de leituras, mas o olhar crítico, a capacidade de argumentação, de interpretação e, sobretudo, a interação entre leitor, mediador e texto, favorecendo assim o aprender a ser, aprender a fazer, aprender a aprender e aprender a conviver, os quatro pilares propostos por Delors para a educação do século XXI. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental I da Escola Sá Pereira (Rio de Janeiro), no ano de 2018. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,093 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Oficinas Literárias | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de Leitor | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pilares da Educação | pt_BR |
| Título: dc.title | PORTFÓLIO DE LEITURA: Um diálogo entre a literatura e os quatro pilares da educação | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | PPG Ensino | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto- Cristiane Motta 2019.pdf | Produto Educacional | 2,09 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/565803/2/Produto- Cristiane Motta 2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons