Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | - |
Autor(es): dc.contributor.author | GOMES, SAMUEL | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SALVADOR, MARCO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-20T20:32:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-20T20:32:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto- Samuel Gomes 2019 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565565 | - |
Resumo: dc.description.abstract | De que formas as atividades lúdico-corporais podem potencializar a aprendizagem significativa da Educação Musical? Essa questão-problema foi trazida pela pesquisa de mestrado em práticas de educação básica que resultou no produto educacional aqui apresentado. O estudo empreendeu os conceitos de lúdico, especificamente no que tange aos jogos que envolvem movimentos corporais. A partir dessas concepções desenvolveram-se as relações entre as atividades lúdicas e a aprendizagem. A teoria da aprendizagem significativa foi a que mais se adequou ao respaldo dessas conexões, uma vez que o lúdico está presente nos conhecimentos prévios do aluno e o movimento corporal desperta o interesse pelas atividades e, consequentemente, pela aprendizagem. Um dos objetivos desse estudo foi analisar, por meio da aplicação de atividades lúdicas adaptadas ao processo de musicalização infantil, a potencialização da aprendizagem musical. Para tanto, este produto educacional foi desenvolvido na forma de um guia para o professor que trabalha com os anos iniciais do ensino fundamental. O caderno foi aprimorado a partir de sugestões de professores de Música, que testaram o produto em uma aplicação piloto, e dos alunos de uma turma do terceiro ano do ensino fundamental que experimentaram os dez primeiros jogos deste livro e ainda criaram os outros sete aqui incluídos. Os resultados da pesquisa confirmaram que os conceitos musicais trabalhados de forma lúdica, por meio de jogos, conduzem a uma aprendizagem mais significativa e prazerosa. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1.266 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Título: dc.title | CADERNO DE ATIVIDADES LÚDICAS: JOGOS PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | - |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto - Samuel Gomes 2019.pdf | Produto Educacional | 1,27 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/565565/2/Produto - Samuel Gomes 2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: