CADERNO DE ATIVIDADES LÚDICAS: JOGOS PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro II-
Autor(es): dc.contributor.authorGOMES, SAMUEL-
Autor(es): dc.contributor.authorSALVADOR, MARCO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-20T20:32:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-20T20:32:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-01-
identificador: dc.identifier.otherProduto- Samuel Gomes 2019-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565565-
Resumo: dc.description.abstractDe que formas as atividades lúdico-corporais podem potencializar a aprendizagem significativa da Educação Musical? Essa questão-problema foi trazida pela pesquisa de mestrado em práticas de educação básica que resultou no produto educacional aqui apresentado. O estudo empreendeu os conceitos de lúdico, especificamente no que tange aos jogos que envolvem movimentos corporais. A partir dessas concepções desenvolveram-se as relações entre as atividades lúdicas e a aprendizagem. A teoria da aprendizagem significativa foi a que mais se adequou ao respaldo dessas conexões, uma vez que o lúdico está presente nos conhecimentos prévios do aluno e o movimento corporal desperta o interesse pelas atividades e, consequentemente, pela aprendizagem. Um dos objetivos desse estudo foi analisar, por meio da aplicação de atividades lúdicas adaptadas ao processo de musicalização infantil, a potencialização da aprendizagem musical. Para tanto, este produto educacional foi desenvolvido na forma de um guia para o professor que trabalha com os anos iniciais do ensino fundamental. O caderno foi aprimorado a partir de sugestões de professores de Música, que testaram o produto em uma aplicação piloto, e dos alunos de uma turma do terceiro ano do ensino fundamental que experimentaram os dez primeiros jogos deste livro e ainda criaram os outros sete aqui incluídos. Os resultados da pesquisa confirmaram que os conceitos musicais trabalhados de forma lúdica, por meio de jogos, conduzem a uma aprendizagem mais significativa e prazerosa.-
Tamanho: dc.format.extent1.266-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Título: dc.titleCADERNO DE ATIVIDADES LÚDICAS: JOGOS PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃO-
Aparece nas coleções:Ensino