Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Melo, Juliana Silva de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Tavares Júnior, Melchior José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-20T13:25:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-20T13:25:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://bit.ly/33iS5mT | - |
identificador: dc.identifier.other | HQBio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565483 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi elaborar um produto didático para disponibilizar Histórias em Quadrinhos (HQs) com potencial didático a fim de contribuir com o trabalho pedagógico de professores de Ciências e Biologia. Optamos por criar uma plataforma eletrônica a partir do programa google sites, inserindo ali tirinhas, que são HQs pequenas. O produto foi apresentado aos graduandos de Licenciatura em Ciências Biológicas, futuros professores, e por eles foi avaliado por meio de um questionário. A plataforma, intitulada HQBio, hospedada no endereço <http://bit.ly/33iS5mT> foi bem recebida pelos graduandos. A maioria dos participantes da pesquisa gosta de HQs e tiveram contato com este recurso em sua educação básica, percentual que diminuiu no ensino superior. Todos os participantes desta pesquisa defendem o uso de HQs no livro didático e as usariam em suas práticas docentes, sendo a preocupação com a aprendizagem maior do que a função lúdica das HQs. Ressaltamos que os elogios e a pertinências das HQs devem ser acompanhadas de ponderação, visto que esse produto cultural não é elaborado para fins educacionais e sim, nós, os professores, é que as selecionamos. De fato, muitos assuntos em Ciências e Biologia não possuem tirinhas a ele relacionado. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Site | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em Quadrinhos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências e Biologia | pt_BR |
Título: dc.title | Guia de Histórias em Quadrinhos: Ferramenta para professores de Ciências e Biologia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons