Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, JULIANA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SALVADOR, MARCO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-19T13:55:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-19T13:55:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto-Juliana Marques 2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565343 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Em tese, a escola como conhecemos atualmente, apresenta-se como uma instituição de ensino organizada de modo a propor um ambiente dito como ideal para a aquisição do conhecimento. Entretanto, o que se observa no seu cotidiano, é um demasiado cerceamento do corpo que acaba por corromper parte da natureza lúdica do aluno, reforçando a homogeneização dos indivíduos que circundam este ambiente, no qual se espera a reprodução de comportamentos pré-estabelecidos pela sociedade. Nessa perspectiva, a integração do lúdico às práticas educativas possui condições de construir propostas de ensino que visem a superação da passividade dos alunos, permitindo a construção coletiva e a expressão das identidades ali presentes. Diante desta premissa, construímos e realizamos um curso de formação continuada voltado para os professores das séries finais do ensino fundamental com a pretensão de analisar as possibilidades e os limites do uso do lúdico por meio das metodologias ativas de ensino, bem como estimular o planejamento e a realização de atividades potencialmente lúdicas nas práticas pedagógicas. Para tal, foi realizado um curso de extensão tendo como referencial teórico o conceito de lúdico proposto por Luckesi, as categorias de jogos de Vial, e as metodologias ativas de Mattar, Camargo e Daros e Bacich e Moran. A escolha pela aplicação do curso de extensão se deu a partir do pressuposto de que planejar e promover espaços de interação entre os docentes com a intenção de proporcionar um ambiente propício às trocas por meio de ações significativas faz com que o professor se sinta seguro para inovar e planejar vivências mais ativas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.673kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Lúdico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
Título: dc.title | O LÚDICO E AS METODOLOGIAS ATIVAS POSSIBILIDADES E LIMITES NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto - Juliana Marques 2019.pdf | Produto Educacional | 1,67 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/565343/2/Produto - Juliana Marques 2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons