O LÚDICO E AS METODOLOGIAS ATIVAS POSSIBILIDADES E LIMITES NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, JULIANA-
Autor(es): dc.contributor.authorSALVADOR, MARCO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-19T13:55:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-19T13:55:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-27-
identificador: dc.identifier.otherProduto-Juliana Marques 2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565343-
Resumo: dc.description.abstractEm tese, a escola como conhecemos atualmente, apresenta-se como uma instituição de ensino organizada de modo a propor um ambiente dito como ideal para a aquisição do conhecimento. Entretanto, o que se observa no seu cotidiano, é um demasiado cerceamento do corpo que acaba por corromper parte da natureza lúdica do aluno, reforçando a homogeneização dos indivíduos que circundam este ambiente, no qual se espera a reprodução de comportamentos pré-estabelecidos pela sociedade. Nessa perspectiva, a integração do lúdico às práticas educativas possui condições de construir propostas de ensino que visem a superação da passividade dos alunos, permitindo a construção coletiva e a expressão das identidades ali presentes. Diante desta premissa, construímos e realizamos um curso de formação continuada voltado para os professores das séries finais do ensino fundamental com a pretensão de analisar as possibilidades e os limites do uso do lúdico por meio das metodologias ativas de ensino, bem como estimular o planejamento e a realização de atividades potencialmente lúdicas nas práticas pedagógicas. Para tal, foi realizado um curso de extensão tendo como referencial teórico o conceito de lúdico proposto por Luckesi, as categorias de jogos de Vial, e as metodologias ativas de Mattar, Camargo e Daros e Bacich e Moran. A escolha pela aplicação do curso de extensão se deu a partir do pressuposto de que planejar e promover espaços de interação entre os docentes com a intenção de proporcionar um ambiente propício às trocas por meio de ações significativas faz com que o professor se sinta seguro para inovar e planejar vivências mais ativas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.673kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLúdicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
Título: dc.titleO LÚDICO E AS METODOLOGIAS ATIVAS POSSIBILIDADES E LIMITES NAS AÇÕES PEDAGÓGICASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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