Alguns aspectos da Física de Buracos Negros através da modelagem matemática: Uma intervenção didática para o Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Victor Hugo Rangel-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Cristine Nunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-19T02:50:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-19T02:50:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://portal1.iff.edu.br/pesquisa-e-inovacao/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica/projetos-e-dissertacoes-defendidas/resumo-dos-projetos/victor-hugo_produto-didatico.pdf/view-
identificador: dc.identifier.otherVictor Hugo_Produto Didático-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565325-
Resumo: dc.description.abstractNeste material paradidático, foi elaborado um conjunto de atividades sobre alguns aspectos da Física de Buracos Negros é seus pré-requisitos, para ser utilizado por alunos e professores que atuam no Ensino Médio. A ideia deste trabalho se originou do Currículo Mínimo do Ensino Médio proposto pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro onde o tema Física de Buracos Negros é um elemento norteador. Essa proposta foi baseada no resultado da aplicação do documento de dissertação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), sobre alguns aspectos da Física de Buracos Negros e seus pré-requisitos. Utilizou-se como organizador educacional o software de modelagem matemática Modellus. O conteúdo deste material foi dividido em três partes. Na Parte I, trabalhar-se à com as dificuldades dos alunos inerentes aos conhecimentos prévios necessários para o entendimento da Física de Buracos Negros. Na parte II foi trabalhado a Gravitação Universal e as Leis de Kepler. Na parte III os elementos básicos de Relatividade Restrita e Geral culminando na Física de Buracos Negros. A abordagem aqui, é sugerir uma série de modelagens para tratar os assuntos de cada parte. As atividades, foram construídas utilizando as modelagens matemáticas, incluindo os textos explicativos, gráficos e equações.-
Tamanho: dc.format.extent47 páginas-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem-
Palavras-chave: dc.subjectBuracos Negros-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Título: dc.titleAlguns aspectos da Física de Buracos Negros através da modelagem matemática: Uma intervenção didática para o Ensino Médio-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 34/IFFluminense-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestrado-
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons