Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mata, Thiago de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Adelson Siqueira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-19T02:30:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-19T02:30:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://portal1.iff.edu.br/pesquisa-e-inovacao/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica/projetos-e-dissertacoes-defendidas/resumo-dos-projetos/thiago_produto-didatico.pdf/view | - |
identificador: dc.identifier.other | Thiago_Produto didático | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565323 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional foi desenvolvido no Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física (MNPEF) e tem por finalidade proporcional através de uma unidade didática um material que possa ser usado por professores a fim de estimular os discentes a uma aprendizagem de qualidade. Este guia é uma sequência didática sobre tópicos de termodinâmica numa abordagem ativa de aprendizagem, Ensino sobre Medida (EsM) e Estudo de Caso Histórico, com o uso de um aplicativo desenvolvimento, de forma exclusiva, para as aulas de física. Este material é destinado, principalmente, ao professor do Ensino Médio e possui o objetivo de auxiliar na introdução e no desenvolvimento dos conceitos de termodinâmica. Todas as atividades destinadas aos estudantes acompanham este material, assim como, os recursos utilizados na sistematização e implementação dos temas. Esse aplicativo foi produzido com o intuito de utilizarmos as novas tecnologias a favor do ensino e aprendizagem, que se faz necessário integrar no cotidiano escolar. Sabemos que o uso de celulares em sala de aula é extremamente desagradável quando não se tem controle, entretanto é uma ferramenta de muita informação e comunicação que deve ser utilizado para potencializar o interesse, a motivação, a interação e principalmente, melhorar o grau de ensino e aprendizagem. O produto educacional utilizado na dissertação do mestrado será apresentado e descrito nas páginas seguintes e pode ser adotado como modelo no desenvolvimento de atividades didáticas inovadoras. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 118 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino sob Medida (EsM) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Smartphones | pt_BR |
Título: dc.title | Um estudo estruturado no Ensino sob Medida (EsM) e no uso do smartphone como ferramenta auxiliadora da aprendizagem significativa do conceitos de Termodinâmica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 34/IFFluminense | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons