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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pettersen, José Alexandre Maron | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Linhares, Marília Paixão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-18T19:37:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-18T19:37:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://portal1.iff.edu.br/pesquisa-e-inovacao/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica/projetos-e-dissertacoes-defendidas/resumo-dos-projetos/produto_mnpef_josealexandre_2017.pdf/view | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto didático_José Alexandre | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565283 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa Sequência Didática aborda temas relacionados à Teoria da Relatividade de Einstein e foi desenvolvida observando a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1980) e as contribuições do Professor Marco Antônio Moreira (1999). A Sequência Didática aqui apresentada é parte integrante do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da Sociedade Brasileira de Física (SBF), onde sou aluno no Polo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) Foi realizada uma intervenção em sala de aula, onde o principal objetivo foi verificar se uma nova proposta para facilitar a aprendizagem do tema Relatividade teria resultados positivos do ponto de vista qualitativo. A proposta foi de usar as artes (filme e Esquete teatral) como principais estratégias de ensino. Apresento na sequência um resumo da sequência proposta: Pré-teste Esta etapa foi composta por um questionário com questões objetivas e subjetivas visando identificar os conhecimentos prévios existentes na estrutura cognitiva do aluno, assim como identificar as características de um comportamento que leva a uma aprendizagem mecânica ou a uma aprendizagem significativa. Foi aplicado a uma amostra de 30% dos alunos da classe. Organizador Prévio Após o pré-teste foi apresentado os organizadores prévios com objetivo de realçar os subsunçores presentes na estrutura cognitiva do aluno. Foi realizada a leitura da carta de Einstein ao presidente dos Estados Unidos alertando sobre uma possível construção da bomba nuclear pelos nazistas. Na sequência foi apresentado no formato PowerPoint uma abordagem histórica sobre o contexto no qual Einstein viveu e as influencias da relatividade sobre a arte e a literatura naquele período da história. A arte como elemento facilitador da aprendizagem Esta terceira etapa ocorreu após a apresentação das aulas tradicionais a serem ministrada pelo professor seguindo o livro didático, atividades autorreguladas disponíveis no Sistema Conexão da SEEDU-RJ, entre outras. No caso específico foi escolhida a arte, como elemento facilitador da aprendizagem da relatividade, em especial a restrita. Esta etapa foi composta por dois momentos: Exibição do Filme Interestelar de Christopher Nolan; Para a exibição do filme, foi utilizada uma sala de aula do CE Oscar Batista. Encenação de um diálogo hipotético entre Einstein e Galileu com uma adaptação extraída do livro Einstein e o universo relativístico, do autor José Cláudio Reis. Organizador Explicativo Nesta etapa foi apresentado ao aluno o organizador explicativo usando para tal o mapa conceitual, ou seja, diagramas de conceitos explicitando suas inter-relações e hierarquias contextuais (Moreira, 2006). Foram montados no quadro dois mapas conceituais: um abordando a relatividade na física clássica e outro a relatividade de Einstein. Pós-teste Esta etapa constituiu a etapa final do trabalho de intervenção. Foi aplicado um teste aos mesmos alunos do pré-teste, composto também com questões objetivas e subjetivas só que em um novo contexto. O objetivo desta fase foi identificar se houve aprendizagem ou relações entre os conceitos prévios e os novos conceitos. Ao final do processo, os dados coletados no pré-teste e no pós-teste foram analisados e comparados, observando-se também o Referencial Teórico. Os resultados apresentados mostraram indícios de que houve uma aprendizagem significativa para o uso da sequência didática proposta. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 35 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da Relatividade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Título: dc.title | Teoria da Relatividade | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 34/IFFluminense | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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