Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Siqueira, Adriana Barreto de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Caldas, Renata Lacerda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-18T19:16:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-18T19:16:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://portal1.iff.edu.br/pesquisa-e-inovacao/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica/projetos-e-dissertacoes-defendidas/resumo-dos-projetos/produto-didatico_adriana.pdf/view | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto didático_Adriana | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565243 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio (EM) é um assunto bastante discutido e avaliado por pesquisadores, tanto que os currículos de Física já contemplam estes tópicos há algum tempo. Entretanto, os professores ainda têm certa resistência na abordagem destes conteúdos, seja pela formação inadequada durante a graduação, seja na falta de formação continuada (D’AGOSTIN, 2008). Tais fatores propiciam uma insegurança nos docentes, que ao se depararem com tais conteúdos, quase sempre, os ignoram. Por essa razão, o ensino da FMC não tem sido tratado de forma adequada e com a importância que lhe é devida. Avanços científicos e tecnológicos cada vez mais presentes na vida de alunos e professores confirmam essa importância. Neste material serão abordados os conteúdos de Cosmologia e Radioatividade que são exemplos de tópicos da FMC. No entanto, a abordagem destes conteúdos, não pode ser feita de forma tradicional. São temas relevantes que necessitam ser abordados de forma atraente e que desperte no aluno o interesse pelas aulas. Estes são os fatores que contribuíram para a motivação deste trabalho. Sendo assim, o material aqui apresentado constitui uma proposta de ensino de tópicos da FMC por meio de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) para o Ensino Médio. Para isso, foram escolhidos como objetos de estudo o ensino da Cosmologia e da Radioatividade. A proposta foi elaborada nos moldes das Unidades de Ensino Potencialmente Significativa (MOREIRA, 2011), que são sequências didáticas fundamentadas na Teoria da Aprendizagem Significativa na qual são sugeridos passos para sua construção. Estas unidades de ensino podem estimular a pesquisa aplicada em ensino, ou seja, aquela voltada à sala de aula. Alguns princípios são bem marcantes nas UEPS, como o conhecimento prévio do aluno, as situações-problema como organizadores prévios e a utilização de recursos diversificados na introdução de um tema que se pretende ensinar. O conteúdo é apresentado de uma forma mais geral e a partir daí, o assunto é abordado de forma mais específica, visando à diferenciação progressiva e à reconciliação integradora. As UEPS para o ensino de Cosmologia e de Radioatividade encontram-se nos apêndices deste material. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 108 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | FMC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | UEPS | pt_BR |
Título: dc.title | Física Moderna e Contemporânea: Intervenção didática por meio de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) no Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 34/IFFluminense | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons