Física Moderna e Contemporânea: Intervenção didática por meio de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) no Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSiqueira, Adriana Barreto de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorCaldas, Renata Lacerda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-18T19:16:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-18T19:16:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://portal1.iff.edu.br/pesquisa-e-inovacao/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica/projetos-e-dissertacoes-defendidas/resumo-dos-projetos/produto-didatico_adriana.pdf/view-
identificador: dc.identifier.otherProduto didático_Adrianapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565243-
Resumo: dc.description.abstractO ensino da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio (EM) é um assunto bastante discutido e avaliado por pesquisadores, tanto que os currículos de Física já contemplam estes tópicos há algum tempo. Entretanto, os professores ainda têm certa resistência na abordagem destes conteúdos, seja pela formação inadequada durante a graduação, seja na falta de formação continuada (D’AGOSTIN, 2008). Tais fatores propiciam uma insegurança nos docentes, que ao se depararem com tais conteúdos, quase sempre, os ignoram. Por essa razão, o ensino da FMC não tem sido tratado de forma adequada e com a importância que lhe é devida. Avanços científicos e tecnológicos cada vez mais presentes na vida de alunos e professores confirmam essa importância. Neste material serão abordados os conteúdos de Cosmologia e Radioatividade que são exemplos de tópicos da FMC. No entanto, a abordagem destes conteúdos, não pode ser feita de forma tradicional. São temas relevantes que necessitam ser abordados de forma atraente e que desperte no aluno o interesse pelas aulas. Estes são os fatores que contribuíram para a motivação deste trabalho. Sendo assim, o material aqui apresentado constitui uma proposta de ensino de tópicos da FMC por meio de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) para o Ensino Médio. Para isso, foram escolhidos como objetos de estudo o ensino da Cosmologia e da Radioatividade. A proposta foi elaborada nos moldes das Unidades de Ensino Potencialmente Significativa (MOREIRA, 2011), que são sequências didáticas fundamentadas na Teoria da Aprendizagem Significativa na qual são sugeridos passos para sua construção. Estas unidades de ensino podem estimular a pesquisa aplicada em ensino, ou seja, aquela voltada à sala de aula. Alguns princípios são bem marcantes nas UEPS, como o conhecimento prévio do aluno, as situações-problema como organizadores prévios e a utilização de recursos diversificados na introdução de um tema que se pretende ensinar. O conteúdo é apresentado de uma forma mais geral e a partir daí, o assunto é abordado de forma mais específica, visando à diferenciação progressiva e à reconciliação integradora. As UEPS para o ensino de Cosmologia e de Radioatividade encontram-se nos apêndices deste material.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent108 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFMCpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectUEPSpt_BR
Título: dc.titleFísica Moderna e Contemporânea: Intervenção didática por meio de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) no Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 34/IFFluminensept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons