Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Rafaella Cruz | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ney, Wander Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-18T20:41:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-18T20:41:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://portal1.iff.edu.br/pesquisa-e-inovacao/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica/projetos-e-dissertacoes-defendidas/resumo-dos-projetos/rafaella_produto-didatico.pdf/view | - |
identificador: dc.identifier.other | Rafaella_Produto didático | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565225 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material foi estruturado como uma sequência didática, com enfoque interdisciplinar entre as áreas da Química e da Física, ancorada numa Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), com o intuito de subsidiar a aprendizagem de conceitos relativos à espectroscopia em nível médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A UEPS aqui desenvolvida é composta por oito etapas investigativas e a sequência de atividades nela encontrada visa favorecer a utilização de diversas estratégias e ferramentas didáticas, dentre as quais se destacam: mapas conceituais, estudo de caso interdisciplinar, vídeos, atividades experimentais, aulas expositivas dialogadas, simulações computacionais interativas e aplicativos móveis. A elaboração deste material foi realizada em comum acordo com as habilidades e competências encontradas no Currículo Mínimo das disciplinas de Química e Física do Estado do Rio de Janeiro voltado para o público da EJA, alinhadas com o tema “luz na identificação de elementos químicos”. No entanto, considera ser estendida a outras modalidades de ensino, como por exemplo, o nível médio regular. Convém destacar que o produto didático aqui descrito fez parte do requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física do curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 229 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | UEPS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EJA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inerdisciplinariedade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espectroscopia | pt_BR |
Título: dc.title | Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o estudo da luz na identificação de elementos químicos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 34/IFFluminense | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons