Unidades de Ensino Potencialmente Significativas para ensinar Eletricidade no Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMota, Nícolas da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorCaldas, Renata Lacerda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-18T19:01:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-18T19:01:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://portal1.iff.edu.br/pesquisa-e-inovacao/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica/projetos-e-dissertacoes-defendidas/resumo-dos-projetos/nicolas_produto-didatico.pdf/view-
identificador: dc.identifier.otherNícolas_Produto didáticopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565224-
Resumo: dc.description.abstractEsta material aborda conteúdos pertinentes à Eletrodinâmica voltados para o Ensino Médio e foi desenvolvido na perspectiva de Moreira (2011) sob a forma de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS). Pode-se dizer que uma UEPS tem um diferencial por ser uma sequência didática com fundamentação teórica com focada na aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1980). Sendo assim, o conhecimento prévio é a variável que mais influencia o processo de aprendizagem. As UEPS tem como pressuposto filosófico que só há ensino quando há aprendizagem e esta deve ser significativa; ensino é o meio, aprendizagem significativa é o fim; materiais de ensino que busquem essa aprendizagem devem ser potencialmente significativos. A Sequência Didática aqui apresentada é parte integrante do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da Sociedade Brasileira de Física (SBF), onde fui aluno no Polo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IF Fluminense). Foi realizada uma intervenção didática em sala de aula, e aplicada uma das UEPS tendo como objetivo central verificar a relevância da nova proposta como facilitadora da aprendizagem da Eletricidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent69 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectUEPSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEletrodinâmicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Título: dc.titleUnidades de Ensino Potencialmente Significativas para ensinar Eletricidade no Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 34/IFFluminensept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons