Uma proposta diferenciada para a aprendizagem de Energia com ênfase em jogos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Leomir Toledo-
Autor(es): dc.contributor.authorCastro, Maria Priscila Pessanha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-18T18:44:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-18T18:44:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://portal1.iff.edu.br/pesquisa-e-inovacao/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica/projetos-e-dissertacoes-defendidas/resumo-dos-projetos/leomir_produto-didatico.pdf/view-
identificador: dc.identifier.otherLeomir_Produto didáticopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565223-
Resumo: dc.description.abstractApresento a você este roteiro de atividades que faz parte da sequência didática, por mim apresentada como produto do mestrado nacional profissional para ensino de Física. As atividades foram preparadas para um bimestre e envolve os conceitos relacionados à energia, incluindo energia cinética, potencial gravitacional e elástica, conservação da energia mecânica, dissipação e alguns tipos de usinas mais comuns para geração de energia elétrica. Foi preparado para ser utilizado em turmas de segundo ano do ensino médio como prevê o currículo mínimo do estado do Rio de Janeiro e também em turmas de curso normal, nível médio, onde este conteúdo é visto no primeiro ano. A sequência é composta de aulas teóricas, listas de exercícios, textos que podem ser replicados, apresentação de slides, questionários e destaca a utilização de dois jogos didáticos: Cadeira da Inteligência (um jogo de perguntas e respostas dirigido pelo professor e com a participação de toda a classe) e Monopólio de Energia (um jogo de tabuleiro). Neste roteiro você encontra a descrição de todas as atividades e ainda uma descrição detalhada da construção dos jogos didáticos, incluindo link para um arquivo editável que contem as cartas utilizadas no jogo, o tabuleiro, as listas de exercícios e slides. Desta forma, o professor pode utilizar o material ou até mesmo fazer algumas alterações se achar necessário.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent67 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogo de tabuleiropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLudicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInteraçãopt_BR
Título: dc.titleUma proposta diferenciada para a aprendizagem de Energia com ênfase em jogospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 34/IFFluminensept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons