Unidades de Ensino Potencialmente Significativas para o ensino de Refração da luz e Lentes esféricas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMerlim, Ronald dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorAugé, Pierre Schwartz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-19T02:23:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-19T02:23:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://portal1.iff.edu.br/pesquisa-e-inovacao/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica/projetos-e-dissertacoes-defendidas/resumo-dos-projetos/ronald_produto-didatico.pdf/view-
identificador: dc.identifier.otherRonald_Produto didáticopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565209-
Resumo: dc.description.abstractO seguinte material didático aborda conteúdos pertinentes à óptica geométrica, focando nos conceitos de refração da luz e lentes esféricas, voltadas para o Ensino Médio e foi desenvolvido na perspectiva de Moreira (2011) sob a forma de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS). Essa sequência didática é baseada da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) que afirma que o conhecimento prévio é o principal fator influenciador na aprendizagem do aluno. Além disso, as UEPS são estruturadas nos dois princípios básicos da TAS: Diferenciação progressiva: princípio que afirma que as ideias, conceitos, proposições mais gerais e inclusivos do conteúdo devem ser apresentados no início do ensino e progressivamente detalhado e diferenciado. Reconciliação integrativa: é um princípio programático da matéria de ensino segundo o qual o mesmo deve explorar relações entre conceitos, apontar similaridades e diferenças e reconciliando discrepâncias. A Sequência Didática apresentada nesse produto educacional é parte integrante da dissertação elaborada no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), da Sociedade Brasileira de Física (SBF), polo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Caso o professor tenha interesse em aprofundar mais sobre as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas ou a Teoria da Aprendizagem Significativa poderá estudar a dissertação que aborda toda a fundamentação teórica que alicerça a elaboração dessa sequência didática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent98 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectUEPSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da Aprendizagem Significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRefraçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLentespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperimentospt_BR
Título: dc.titleUnidades de Ensino Potencialmente Significativas para o ensino de Refração da luz e Lentes esféricaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 34/IFFluminensept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
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