Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Priscila dos Santos Caetano | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Augé, Pierre Schwartz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-18T19:08:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-18T19:08:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://portal1.iff.edu.br/pesquisa-e-inovacao/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica/projetos-e-dissertacoes-defendidas/resumo-dos-projetos/priscila_produto-didatico.pdf/view | - |
identificador: dc.identifier.other | Priscila_Produto didático | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565206 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Luz e Visão foi desenvolvido para o ensino introdutório de olho humano como receptor de ondas eletromagnéticas para o professor do terceiro ano de Física da rede estadual de ensino de acordo com o novo Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro de 2012. Ao preparar este material buscaram-se os conceitos contemporâneos da Física com relação ao tema, relacionando-os com conceitos da Química e Biologia para tornar o conhecimento mais integrado e utilizou elementos da História e Filosofia da Ciência para tornar o aprendizado mais dinâmico e contextualizado. Visto a importância da demonstração na sala de aula juntamente com a História e Filosofia da Ciência, essa proposta contém esses elementos ao longo dos textos com a finalidade de colaborar para a compreensão da evolução científica e para o aluno perceber que a Ciência é mutável e é sujeita a refutação de teorias. De maneira a auxiliar o professor em relação ao conteúdo, disponibiliza-se, através dos links abaixo, as apresentações de slides utilizadas ao longo das aulas, não sendo obrigatórias, contudo, são sugestões a fim de facilitar o planejamento do docente. Links: Apresentação sobre Luz e Visão parte I: http://prezi.com/vfpwbugxfsly/?utm_campaign=share&utm_medium=copy *Apresentação sobre Luz e Visão parte II: http://prezi.com/zau6w4ldsoew/?utm_campaign=share&utm_medium=copy *Slides sobre Daltonismo: https://www.slideshare.net/priscilacaetanojs/daltonismo-120478669 Este material possui alguns apêndices que foram desenvolvidos com o objetivo de auxiliar o docente no manuseio do material didático em questão e em sua aplicação em sala de aula. Para uma familiarização com o produto educacional, faz-se necessário apresentá-lo quanto à sua estrutura. Integrados a ele, encontram-se: • Tutoriais de aplicativos online • Textos históricos • Questões ao longo dos textos • Questionários • Experimentos • Atividades Avaliativas online • Proposta de seminário • Conteúdo interdisciplinar e contextualizado. • Lista de exercícios Este conjunto de atividades educacionais têm o intuito de tornar a sala de aula mais atrativa e o ensino mais dinâmico, com uma abordagem de conceitos diferenciada e implementando novas tecnologias que favorecem a aprendizagem. Antes, porém, gostaria de agradecer ao meu orientador do TCC e do mestrado Dr. Pierre Schwartz Augé, do IFF Campos Campus Centro, que me incentivou e colaborou profundamente em minha formação profissional, orientando-me com muita sabedoria e dedicação, desempenhando um papel fundamental na elaboração de minha dissertação do mestrado. Espero que o produto educacional possa ser amplamente utilizado nas escolas, principalmente na rede pública estadual de ensino, já que a seleção do tema a ser abordado no material foi inspirado no currículo mínimo do RJ a fim de auxiliar os professores de física no ensino de Ondas eletromagnéticas partindo do olho humano como receptor delas. Com essa proposta, busca-se um ensino contextualizado, com tópicos de física Moderna, podendo tornar o ensino mais agradável e participativo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 67 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo mínimo-RJ | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inerdisciplinariedade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Olho humano | pt_BR |
Título: dc.title | Luz e visão: Entendendo o olho humano como receptor de Ondas Eletromagnéticas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 34/IFFluminense | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons