Luz e visão: Entendendo o olho humano como receptor de Ondas Eletromagnéticas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Priscila dos Santos Caetano-
Autor(es): dc.contributor.authorAugé, Pierre Schwartz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-18T19:08:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-18T19:08:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://portal1.iff.edu.br/pesquisa-e-inovacao/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica/projetos-e-dissertacoes-defendidas/resumo-dos-projetos/priscila_produto-didatico.pdf/view-
identificador: dc.identifier.otherPriscila_Produto didáticopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565206-
Resumo: dc.description.abstractLuz e Visão foi desenvolvido para o ensino introdutório de olho humano como receptor de ondas eletromagnéticas para o professor do terceiro ano de Física da rede estadual de ensino de acordo com o novo Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro de 2012. Ao preparar este material buscaram-se os conceitos contemporâneos da Física com relação ao tema, relacionando-os com conceitos da Química e Biologia para tornar o conhecimento mais integrado e utilizou elementos da História e Filosofia da Ciência para tornar o aprendizado mais dinâmico e contextualizado. Visto a importância da demonstração na sala de aula juntamente com a História e Filosofia da Ciência, essa proposta contém esses elementos ao longo dos textos com a finalidade de colaborar para a compreensão da evolução científica e para o aluno perceber que a Ciência é mutável e é sujeita a refutação de teorias. De maneira a auxiliar o professor em relação ao conteúdo, disponibiliza-se, através dos links abaixo, as apresentações de slides utilizadas ao longo das aulas, não sendo obrigatórias, contudo, são sugestões a fim de facilitar o planejamento do docente. Links: Apresentação sobre Luz e Visão parte I: http://prezi.com/vfpwbugxfsly/?utm_campaign=share&utm_medium=copy *Apresentação sobre Luz e Visão parte II: http://prezi.com/zau6w4ldsoew/?utm_campaign=share&utm_medium=copy *Slides sobre Daltonismo: https://www.slideshare.net/priscilacaetanojs/daltonismo-120478669 Este material possui alguns apêndices que foram desenvolvidos com o objetivo de auxiliar o docente no manuseio do material didático em questão e em sua aplicação em sala de aula. Para uma familiarização com o produto educacional, faz-se necessário apresentá-lo quanto à sua estrutura. Integrados a ele, encontram-se: • Tutoriais de aplicativos online • Textos históricos • Questões ao longo dos textos • Questionários • Experimentos • Atividades Avaliativas online • Proposta de seminário • Conteúdo interdisciplinar e contextualizado. • Lista de exercícios Este conjunto de atividades educacionais têm o intuito de tornar a sala de aula mais atrativa e o ensino mais dinâmico, com uma abordagem de conceitos diferenciada e implementando novas tecnologias que favorecem a aprendizagem. Antes, porém, gostaria de agradecer ao meu orientador do TCC e do mestrado Dr. Pierre Schwartz Augé, do IFF Campos Campus Centro, que me incentivou e colaborou profundamente em minha formação profissional, orientando-me com muita sabedoria e dedicação, desempenhando um papel fundamental na elaboração de minha dissertação do mestrado. Espero que o produto educacional possa ser amplamente utilizado nas escolas, principalmente na rede pública estadual de ensino, já que a seleção do tema a ser abordado no material foi inspirado no currículo mínimo do RJ a fim de auxiliar os professores de física no ensino de Ondas eletromagnéticas partindo do olho humano como receptor delas. Com essa proposta, busca-se um ensino contextualizado, com tópicos de física Moderna, podendo tornar o ensino mais agradável e participativo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent67 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo mínimo-RJpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInerdisciplinariedadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectOlho humanopt_BR
Título: dc.titleLuz e visão: Entendendo o olho humano como receptor de Ondas Eletromagnéticaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 34/IFFluminensept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons