Proposta didática diferenciada para o estudo dos princípios da Dinâmica, em nível fundamental, com ênfase na Experimentação e na História da Ciência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Gedmar Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorAugé, Pierre Schwartz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-18T18:13:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-18T18:13:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://portal1.iff.edu.br/pesquisa-e-inovacao/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica/projetos-e-dissertacoes-defendidas/resumo-dos-projetos/gedmar_produto-didatico.pdf/view-
identificador: dc.identifier.otherGedmar_Produto didáticopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565183-
Resumo: dc.description.abstractEste produto didático se destina a alunos do nono ano do ensino fundamental II (Estado do Rio de Janeiro). O tema é a dinâmica newtoniana, mais especificamente, as chamadas leis de Newton. A sequência segue uma lógica pautada nas ideias de Ausubel/Novak. Toda a sua estrutura busca verificar as concepções prévias do aluno, permitir a reconciliação integradora e a diferenciação progressiva dos conceitos e, por sua vez, propiciar uma aprendizagem significativa. Duas abordagens, usadas como recursos didáticos, são sublinhadas neste produto didático: a experimentação e o uso da História da Ciência. Além disso, foi explorado o uso de variadas atividades em sala e em outros ambientes não formais. Não haverá rotina durante a aplicação deste produto! Espero que o mesmo possa proporcionar momentos de aprendizado para você e seu aluno. Quero dizer que ensinar e aprender se vão dando de tal maneira que quem ensina aprende, de um lado, porque reconhece um conhecimento antes aprendido e, de outro, porque, observado a maneira como a curiosidade do aluno aprendiz trabalha para apreender o ensinando-se, sem o que não o aprende, o ensinante se ajuda a descobrir incertezas, acertos, equívocos (FREIRE, 2001, p. 2591).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent53 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLeis de Newtonpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Título: dc.titleProposta didática diferenciada para o estudo dos princípios da Dinâmica, em nível fundamental, com ênfase na Experimentação e na História da Ciênciapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 34/IFFluminensept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons