Física Malúdica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCALDAS, Caldas, Renata Lacerda-
Autor(es): dc.contributor.authorDa Silva, Da Silva, Flávia Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-17T18:26:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-17T18:26:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://portal1.iff.edu.br/pesquisa-e-inovacao/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica/projetos-e-dissertacoes-defendidas/resumo-dos-projetos/flavia_produto-didatico.pdf/view-
identificador: dc.identifier.otherFÍSICA MALÚDICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565084-
Resumo: dc.description.abstractEste material foi elaborado em forma de uma sequência didática, com o intuito de subsidiar a aprendizagem de tópicos do magnetismo de maneira significativa e crítica. A sequência didática aqui desenvolvida está alinhada com as propostas do Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro do 2º bimestre do 3º ano do nível médio no tocante ao desenvolvimento de competências e habilidades e tem como base teórica a teoria da Aprendizagem significativa Crítica (TASC) de Marco Antônio Moreira. O material busca uma abordagem lúdica, em forma de uma gincana, titulada “Física Malúdica”, que conta com tarefas ligadas a construção de experimentos, pesquisas, construção de mapas conceituais e jogos. Essa estrutura tem como objetivo possibilitar indícios de uma aprendizagem significativa e crítica. Como o material propõe uma gincana, o trabalho em equipe deve ser valorizado pelo docente, de formar a que cada aluno que compõe o time possa desenvolver seu talento somando as habilidades, trocando experiências com a finalidade de obter uma aprendizagem significativa crítica. O material busca uma abordagem lúdica, em forma de uma gincana, titulada “Física Malúdica”, que conta com tarefas ligadas a construção de experimentos, pesquisas, construção de mapas conceituais e jogos. Essa estrutura tem como objetivo possibilitar indícios de uma aprendizagem significativa e crítica. Como o material propõe uma gincana, o trabalho em equipe deve ser valorizado pelo docente, de formar a que cada aluno que compõe o time possa desenvolver seu talento somando as habilidades, trocando experiências com a finalidade de obter uma aprendizagem significativa crítica. Toda a sequência é iniciada por um organizador prévio, pois o aluno, além de ter sua curiosidade instigada, deverá refletir sobre o tema abordado, ativar esquemas e confrontar possibilidades de resposta, mobilizando o conhecimento adquirido e suas estruturas cognitivas. O desenvolvimento do conteúdo se dá com linguagem simples, porém sem inadequações com o rigor conceitual e sem o excessivo enfoque na matemática da Física.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent127 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMagnetismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLudicidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectTASCpt_BR
Título: dc.titleFísica Malúdicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 34/IFFluminensept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons