
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | CALDAS, Caldas, Renata Lacerda | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Da Silva, Da Silva, Flávia Rodrigues | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-17T18:26:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-17T18:26:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://portal1.iff.edu.br/pesquisa-e-inovacao/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica/projetos-e-dissertacoes-defendidas/resumo-dos-projetos/flavia_produto-didatico.pdf/view | - |
| identificador: dc.identifier.other | FÍSICA MALÚDICA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565084 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este material foi elaborado em forma de uma sequência didática, com o intuito de subsidiar a aprendizagem de tópicos do magnetismo de maneira significativa e crítica. A sequência didática aqui desenvolvida está alinhada com as propostas do Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro do 2º bimestre do 3º ano do nível médio no tocante ao desenvolvimento de competências e habilidades e tem como base teórica a teoria da Aprendizagem significativa Crítica (TASC) de Marco Antônio Moreira. O material busca uma abordagem lúdica, em forma de uma gincana, titulada “Física Malúdica”, que conta com tarefas ligadas a construção de experimentos, pesquisas, construção de mapas conceituais e jogos. Essa estrutura tem como objetivo possibilitar indícios de uma aprendizagem significativa e crítica. Como o material propõe uma gincana, o trabalho em equipe deve ser valorizado pelo docente, de formar a que cada aluno que compõe o time possa desenvolver seu talento somando as habilidades, trocando experiências com a finalidade de obter uma aprendizagem significativa crítica. O material busca uma abordagem lúdica, em forma de uma gincana, titulada “Física Malúdica”, que conta com tarefas ligadas a construção de experimentos, pesquisas, construção de mapas conceituais e jogos. Essa estrutura tem como objetivo possibilitar indícios de uma aprendizagem significativa e crítica. Como o material propõe uma gincana, o trabalho em equipe deve ser valorizado pelo docente, de formar a que cada aluno que compõe o time possa desenvolver seu talento somando as habilidades, trocando experiências com a finalidade de obter uma aprendizagem significativa crítica. Toda a sequência é iniciada por um organizador prévio, pois o aluno, além de ter sua curiosidade instigada, deverá refletir sobre o tema abordado, ativar esquemas e confrontar possibilidades de resposta, mobilizando o conhecimento adquirido e suas estruturas cognitivas. O desenvolvimento do conteúdo se dá com linguagem simples, porém sem inadequações com o rigor conceitual e sem o excessivo enfoque na matemática da Física. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 127 páginas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Magnetismo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | TASC | pt_BR |
| Título: dc.title | Física Malúdica | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 34/IFFluminense | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons