EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO: A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA APRENDIZAGEM

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Autor(es): dc.contributorFaculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNEPOMUCENO, Diandra Fioravante Corcini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-17T18:09:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-17T18:09:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-22-
identificador: dc.identifier.otherEducação Ambiental no Ensino Básico: a importância das Metodologias Ativas na aprendizagempt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565083-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho caracteriza-se como um estudo de caso sobre a percepção ambiental de alunos do ensino fundamental II de uma escola estadual, localizada no município de Raul Soares-MG. O estudo tem como objetivo avaliar uma metodologia ativa baseada no lúdico, como estratégia de aprendizagem para a Educação Ambiental. Além disso, também foi foco das análises avaliar a percepção ambiental dos alunos antes e depois da aplicação da ferramenta lúdica, comparar a aprendizagem entre discentes especiais e regulares, explorar os sentidos pouco utilizados na educação tradicional e elaborar um produto que pudesse ser aplicado por diferentes educadores na Educação Ambiental, o Jardim Sensorial. Tal proposta justificava-se pela atual saturação do modelo tradicional de ensino e, por isso, pela necessidade de aprimoramento das práticas docentes, a fim de motivar os estudantes, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais significativo. Para isso, foram convidados 20 alunos de inclusão e 20 alunos do ensino regular para participarem de uma aula lúdica, que consistia em um circuito de atividades, realizado em ambiente externo à sala de aula. Antes da aplicação da ferramenta didática proposta, os educandos responderam a um questionário, composto por 11 questões, para que seus conhecimentos prévios relacionados à percepção ambiental pudessem ser analisados. Durante o percurso que realizaram no ambiente externo, também responderam a um segundo questionário para avaliação da percepção ambiental através dos cinco sentidos. Por último, responderam a um terceiro questionário, envolvendo a avaliação da metodologia ativa vivenciada na aula de campo. Os resultados qualitativos foram processados por meio do método de análise de conteúdo e, posteriormente, avaliados por estatística descritiva. Como resultado geral, observa-se que os dois grupos apresentam uma percepção naturalista, o que demonstra uma ideia limitada à dimensão ambiental. Entretanto, o grupo de alunos especiais avança um pouco nesse sentido, uma vez que se colocam como parte do meio em que vivem. Percebe-se, também, que há uma resistência quanto a aulas diferenciadas para alguns alunos regulares, que, por tradição, estão acostumados com a transmissão passiva de conhecimentos, deixada pela educação tradicional. Observa-se, ainda, uma mudança de percepção dos alunos regulares, antes e após a aplicação da atividade lúdica, que passa da visão naturalista para a globalizante, o que não aconteceu com os alunos especiais. Nesse sentido, destaca-se que, apesar da utilização da metodologia ativa baseada no lúdico, é fundamental que haja um direcionamento mais efetivo por parte do mediador; em especial para os alunos de inclusão, de forma a garantir mais autonomia no processo de ensino e aprendizagem. No entanto, importante também ressaltar que, apesar disso, sua utilização é um caminho essencial para o que se considera como aprendizado significativo, visando a uma educação efetivamente de qualidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.621 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFerramenta lúdicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão socialpt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO: A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA APRENDIZAGEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestrado e Produto Educacionalpt_BR
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