Narrativas de Tarefas, buscando um Ensino de Matemática com Equidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Universidade Regional de Blumenaupt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVIEIRA, Rúbia Patrícia-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Viviane Clotilde-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-17T13:30:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-17T13:30:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-17-
identificador: dc.identifier.otherNarrativas de Tarefas, buscando um Ensino de Matemática com Equidadept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565044-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é resultado da dissertação de Rúbia Patrícia Vieira, intulada Cenários investigativos, buscando um ensino com equidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamemental, orientada pela Professora Doutora Viviane Clotilde da Silva, pertencente ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Educação Matemática - GEPEEM da linha de pesquisa Formação e Práticas Docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. O produto foi avaliado e aprovado em banca de defesa, pelas professoras doutoras, Adair Mendes Nacarato, Janaína Poffo Possamai e Viviane Clotilde da Silva. O acesso a esse material pode ser realizado pela Biblioteca de Teses e Dissertações da FURB e também pelo portal de objetos educacional eduCAPES. É importante salientar que esse Produto Educacional foi aplicado em uma escola do município de Blumenau, com 28 estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental. Esse produto é classificado como Material Didático e Instrucional, contendo práticas pedagógicas que podem ser ressignificadas em outras salas de aula ou em cursos de formação de professores que ensinam Matemática. Aqui são apresentadas, na forma de narrativas, um texto que descreve a razão da escolha desta metolodogia, com um breve recorte do referencial teórico da dissertação que norteia essa pesquisa e dez tarefas desenvolvidas a partir de cenários de investigação, envolvendo o ensino e a aprendizagem da Matemática em um 3º Ano do Ensino Fundamental, buscando desenvolver um ensino com equidade, assim como a autonomia, criatividade, criticidade e raciocínio lógico dos estudantes, com uma consideração em relação a sua prática no contexto da pesquisa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Educativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia de Investigação Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática com Equidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
Título: dc.titleNarrativas de Tarefas, buscando um Ensino de Matemática com Equidadept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação/Produto Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons