Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Universidade Regional de Blumenau | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | VIEIRA, Rúbia Patrícia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Viviane Clotilde | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-17T13:30:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-17T13:30:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Narrativas de Tarefas, buscando um Ensino de Matemática com Equidade | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565044 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é resultado da dissertação de Rúbia Patrícia Vieira, intulada Cenários investigativos, buscando um ensino com equidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamemental, orientada pela Professora Doutora Viviane Clotilde da Silva, pertencente ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Educação Matemática - GEPEEM da linha de pesquisa Formação e Práticas Docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. O produto foi avaliado e aprovado em banca de defesa, pelas professoras doutoras, Adair Mendes Nacarato, Janaína Poffo Possamai e Viviane Clotilde da Silva. O acesso a esse material pode ser realizado pela Biblioteca de Teses e Dissertações da FURB e também pelo portal de objetos educacional eduCAPES. É importante salientar que esse Produto Educacional foi aplicado em uma escola do município de Blumenau, com 28 estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental. Esse produto é classificado como Material Didático e Instrucional, contendo práticas pedagógicas que podem ser ressignificadas em outras salas de aula ou em cursos de formação de professores que ensinam Matemática. Aqui são apresentadas, na forma de narrativas, um texto que descreve a razão da escolha desta metolodogia, com um breve recorte do referencial teórico da dissertação que norteia essa pesquisa e dez tarefas desenvolvidas a partir de cenários de investigação, envolvendo o ensino e a aprendizagem da Matemática em um 3º Ano do Ensino Fundamental, buscando desenvolver um ensino com equidade, assim como a autonomia, criatividade, criticidade e raciocínio lógico dos estudantes, com uma consideração em relação a sua prática no contexto da pesquisa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Educativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia de Investigação Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática com Equidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anos Iniciais | pt_BR |
Título: dc.title | Narrativas de Tarefas, buscando um Ensino de Matemática com Equidade | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação/Produto Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons