A lua e a queda da maça: Como Newton apresentou a Força Gravitacional

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorConrrado, Fabiano Romero Barbosa-
Autor(es): dc.contributor.authorCaldas, Renata Lacerda-
Autor(es): dc.contributor.authorLinhares, Marília Paixão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-18T18:04:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-18T18:04:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://portal1.iff.edu.br/pesquisa-e-inovacao/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica/projetos-e-dissertacoes-defendidas/resumo-dos-projetos/fabiano_produto-didatico.pdf/view-
identificador: dc.identifier.otherFabiano_Produto didáticopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565002-
Resumo: dc.description.abstractOs desafios aos quais somos submetidos diariamente nos leva a refletir acerca de nossa prática pedagógica. As aulas de Física há muito tempo deixaram de ser meras repetições e resoluções de listas de exercícios que, muitas vezes desestimulam nossos alunos. É necessário repensar esta prática, adotando uma nova postura frente às demandas de nossa educação, buscando novas estratégias para a abordagem dos fenômenos naturais. Neste trabalho propomos uma sequência didática (SD) aborda a evolução histórica do conceito de gravidade culminando na síntese newtoniana, sendo desenvolvida observando a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, a Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird, os trabalhos dos Professores Roberto de Andrade Martins e Olival Freire Júnior et al. A SD aqui apresentada foi aplicada no segundo bimestre letivo de 2017 numa turma da primeira série do Ensino Médio Regular de uma Escola Pública do Rio de Janeiro e é parte integrante do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da Sociedade Brasileira de Física (SBF), onde sou aluno do Polo 34 – Instituto Federal Fluminense (IFF). Para o êxito na aplicação desta SD, o aluno necessita de alguns pré-requisitos adquiridos no primeiro bimestre letivo, tais como: bases do conhecimento científico, produção de medidas, modelização matemática e queda dos corpos. O principal objetivo desta SD foi verificar se uma nova proposta para facilitar a aprendizagem da gravitação universal, partindo da evolução histórica do conceito de gravidade. A seguir sugere-se a análise da veracidade do episódio histórico da queda da maçã e a atividade experimental do pêndulo simples para a determinação da aceleração da gravidade. A proposta consiste em utilizar recursos de mídia (documentário), leitura de artigo, elaboração desenhos (recurso pictográfico), atividade experimental, confecção de modelos mentais e mapas conceituais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent47 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGravidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da Aprendizagem Significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Título: dc.titleA lua e a queda da maça: Como Newton apresentou a Força Gravitacionalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 34/IFFluminensept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
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