Calor e temperatura a nível fundamental numa proposta de ensino por investigação

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Elisa Diniz da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorMarcelino, Valéria de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorMachado, Cassiana Hygino Barreto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-18T00:11:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-18T00:11:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://portal1.iff.edu.br/pesquisa-e-inovacao/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica/projetos-e-dissertacoes-defendidas/resumo-dos-projetos/elisa_produto-didatico.pdf/view-
identificador: dc.identifier.otherElisa_Produto didáticopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564997-
Resumo: dc.description.abstractAqui apresentamos um guia didático que constitui em uma sequência didática para aulas de Física, envolvendo temas da Termodinâmica, especificamente Calor e Temperatura em nível fundamental, numa proposta de ensino por investigação. As aulas foram apropriadas para o Ensino Fundamental, direcionadas ao público específico de nono ano, buscando atender às necessidades dessa modalidade de ensino. Os conteúdos de Física aqui abordados foram adaptados a nível fundamental e direcionados conforme previsto no Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro, visto que a pesquisa foi desenvolvida numa escola estadual do Rio de Janeiro. Para desenvolver a pesquisa utilizamos a teoria de ensino por Investigação, especificamente Sequências de Ensino Investigativas, SEIs – SEI (Carvalho, 2013), que são conjuntos organizados e coerentes de atividades investigativas, integradas para trabalhar um tema, sendo que a diretriz principal de cada uma das atividades é o questionamento e o grau de liberdade intelectual dado ao aluno. Como já mencionado na carta ao professor, pretende-se com este Produto Educacional fornecer aos professores, especificamente das áreas de Ciências da Natureza, uma sugestão de aplicação das teorias e resultados obtidos no decorrer da pesquisa. Aqui serão relatadas as atividades investigativas desenvolvidas de forma simples, facilmente adaptáveis nas salas de aula, onde a partir da leitura do material cada professor possa desenvolver atividades que levam à reflexão de sua prática pedagógica, e assim perceba a importância do ensino de Física em nível fundamental baseado na investigação, onde professores e alunos possam participar da construção do conhecimento científico. Atualmente atuo como Professora da rede estadual do Rio de Janeiro. Leciono há dezoito anos. Minha formação inicial é em Ciências Físicas e Biológicas, com habilitação em Física. Devido à carência de profissionais da área na localidade onde atuo e resido, localidade esta onde foi desenvolvida a pesquisa, passei a lecionar nas disciplinas de Física e Ciências nos últimos anos do Ensino fundamental e na prática em sala de aula surgiu o desejo de ingressar no Mestrado. Sabe-se que um Mestrado Profissional é uma modalidade que requer além da dissertação, um produto educacional, onde é possível levar para a sala de aula os resultados da pesquisa. Assim, é importante que se desenvolva habilidades em profissionais para atuarem em sala de aula com o suporte necessário proporcionado pela pesquisa. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro, situada na cidadela de São José de Ubá, sendo esta a única escola do município, atendendo um público bem diversificado, constituído em sua maioria por alunos que residem em zona rural. A ideia principal do presente produto é apresentar para professores, especificamente professores atuantes nas áreas de Ciências da Natureza, a metodologia de ensino adotada na pesquisa. Trata-se do Ensino por Investigação, tomando por base os pressupostos apresentados por Carvalho (2013), as aulas foram planejadas seguindo as etapas de uma Sequeência de Ensino Investigativa (SEI). Na próxima seção estão descritas as atividades e apresentadas como exemplos a serem aplicados diretamente nas salas de aula, o que favorece a aplicação das atividades por outros docentes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent44 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTermodinâmicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência de Ensino Investigativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Título: dc.titleCalor e temperatura a nível fundamental numa proposta de ensino por investigaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 34/IFFluminensept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
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