O ensino das Ondas Eletromagnéticas por meio de UEPS com uma abordagem CTSA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMeneguelli, Dilcinéia Correia da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Adelson Siqueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-17T23:57:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-17T23:57:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://portal1.iff.edu.br/pesquisa-e-inovacao/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica/projetos-e-dissertacoes-defendidas/resumo-dos-projetos/dilcineia_produto-didatico.pdf/view-
identificador: dc.identifier.otherDilcinéia_Produto didáticopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564996-
Resumo: dc.description.abstractEste material foi elaborado em forma de sequência didática, por meio de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), visando o desenvolvimento da aprendizagem sobre o conteúdo de Ondas Eletromagnéticas com uma abordagem de Ciência ,Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A sequência didática que será descrita neste material segue de acordo com os documentos oficiais do Estado do Espírito Santo, conteúdo este que é estudado pelos alunos no 2º Trimestre no 2º ano do Ensino Médio dentro de Ondulatória. O material é composto de 8 momentos que buscam uma abordagem baseada em uma metodologia ativa, que utiliza vários recursos na introdução do conteúdo. Durante a sequência didática não foi dado enfoque na parte Matemática da Física, sendo trabalhado somente de forma conceitual, mas para a aplicação deste produto subentende-se que a parte de Ondulatória que aborda questões Matemáticas já tenha sido trabalhada, podendo dar ênfase na parte conceitual de ondas eletromagnéticas. Todas as atividades desenvolvidas na sequência estão baseadas na Aprendizagem significativa de David Ausubel, instigando o discente a desenvolver o senso crítico sobre a aplicação da tecnologia na sociedade. Essa sequência possui alguns passos de acordo com a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), começando com uma atividade para a coleta dos conhecimentos prévios e posteriormente foram introduzindo os conceitos dos conhecimentos partindo dos gerais para os mais específicos. O conteúdo foi abordado tentando estimular o discente a desenvolver suas habilidades ao se posicionar criticamente diante do desenvolvimento tecnológico, demonstrando assim os benefícios e malefícios de sua utilização em sua vida diária.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent79 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectUEPSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOndas Eletromagnéticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCTSApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Título: dc.titleO ensino das Ondas Eletromagnéticas por meio de UEPS com uma abordagem CTSApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 34/IFFluminensept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons