Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Meneguelli, Dilcinéia Correia da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Adelson Siqueira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-17T23:57:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-17T23:57:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://portal1.iff.edu.br/pesquisa-e-inovacao/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica/projetos-e-dissertacoes-defendidas/resumo-dos-projetos/dilcineia_produto-didatico.pdf/view | - |
identificador: dc.identifier.other | Dilcinéia_Produto didático | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564996 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material foi elaborado em forma de sequência didática, por meio de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), visando o desenvolvimento da aprendizagem sobre o conteúdo de Ondas Eletromagnéticas com uma abordagem de Ciência ,Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A sequência didática que será descrita neste material segue de acordo com os documentos oficiais do Estado do Espírito Santo, conteúdo este que é estudado pelos alunos no 2º Trimestre no 2º ano do Ensino Médio dentro de Ondulatória. O material é composto de 8 momentos que buscam uma abordagem baseada em uma metodologia ativa, que utiliza vários recursos na introdução do conteúdo. Durante a sequência didática não foi dado enfoque na parte Matemática da Física, sendo trabalhado somente de forma conceitual, mas para a aplicação deste produto subentende-se que a parte de Ondulatória que aborda questões Matemáticas já tenha sido trabalhada, podendo dar ênfase na parte conceitual de ondas eletromagnéticas. Todas as atividades desenvolvidas na sequência estão baseadas na Aprendizagem significativa de David Ausubel, instigando o discente a desenvolver o senso crítico sobre a aplicação da tecnologia na sociedade. Essa sequência possui alguns passos de acordo com a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), começando com uma atividade para a coleta dos conhecimentos prévios e posteriormente foram introduzindo os conceitos dos conhecimentos partindo dos gerais para os mais específicos. O conteúdo foi abordado tentando estimular o discente a desenvolver suas habilidades ao se posicionar criticamente diante do desenvolvimento tecnológico, demonstrando assim os benefícios e malefícios de sua utilização em sua vida diária. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 79 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | UEPS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ondas Eletromagnéticas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | CTSA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Título: dc.title | O ensino das Ondas Eletromagnéticas por meio de UEPS com uma abordagem CTSA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 34/IFFluminense | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons