Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Filho, Amâncio Gabriel Bendia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Cristine Nunes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-17T23:21:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-17T23:21:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://portal1.iff.edu.br/pesquisa-e-inovacao/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica/projetos-e-dissertacoes-defendidas/resumo-dos-projetos/produto_amanciogabriel.pdf/view | - |
identificador: dc.identifier.other | Amancio_Produto didático | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564994 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material é fruto do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física que possui como objetivo final a elaboração de um produto educacional. O material aborda os conteúdos de Relatividade Restrita e foi elaborada seguindo os conceitos da Aprendizagem Significativa (AUSUBEL; NOVAK; HANESIAN, 1980) com uma visão Humanista defendida por Joseph Novak (MOREIRA, 2013). Foram também observadas as características socioculturais que segundo Vygotsky, são essenciais para que a aprendizagem ocorra de forma efetiva (MOREIRA, 1997). Originalmente o material foi aplicado para os alunos da 1ª Série do Ensino Médio em uma escola da rede Estadual de Ensino no município de Campos dos Goytacazes no estado do Rio de Janeiro. O material foi elaborado no formato de quadrinhos para ser distribuída e utilizada pelos alunos no formato PDF através de seus aparelhos smartphones. A apostila possui inúmeros links para que os alunos possam tere acesso a conteúdos externos disponíveis na internet. Com isso foi possível tornar o material mais dinâmico e resumido. Para as avaliações, além das observações da sala de aula, foram utilizados os aplicativos Socrative e a ferramenta Google Formulário para aplicação de questionários online para os alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 78 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Relatividade Restrita | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Título: dc.title | O espaço e o tempo de Einstein | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 34/IFFluminense | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons