Radiações Eletromagnéticas por meio de Estudos de Caso

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Alice Lubanco Leal-
Autor(es): dc.contributor.authorBoldo, José Luís-
Autor(es): dc.contributor.authorCaldas, Renata Lacerda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-17T23:02:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-17T23:02:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://portal1.iff.edu.br/pesquisa-e-inovacao/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica/projetos-e-dissertacoes-defendidas/resumo-dos-projetos/produto-educacional-alice.pdf/view-
identificador: dc.identifier.otherAlice_Produto didáticopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564993-
Resumo: dc.description.abstractNesse material você encontra orientações para conduzir as atividades propostas no produto educacional “Radiações eletromagnéticas por meio de Estudos de Caso” que está relacionado às habilidades e competências trabalhadas no quarto bimestre do terceiro ano do Ensino Médio. O método de Estudo de Casos é baseado no método Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), também conhecido como Problem Based Learning (PBL) (SÁ; QUEIROZ, 2009, p. 11). De acordo com Queiroz et al. (2009) “o Estudo de Caso é um método que oferece aos estudantes a oportunidade de direcionar sua própria aprendizagem, enquanto exploram a Ciência envolvida em situações relativamente complexas” (QUEIROZ et al., 2007, p. 731). Ele consiste na utilização de narrativas sobre situações vivenciadas por indivíduos que necessitam buscar soluções para os problemas enfrentados (SILVA et al., 2011, p. 186). O método Estudo de Caso se pauta na aproximação dos alunos com problemas reais ou simulados e busca a promoção do aprendizado de conceitos científicos, o fomento ao pensamento crítico e a habilidade de resolução de problemas (SÁ; QUEIROZ, 2009, p.12). Para atingir tais propósitos, as atividades realizadas englobam aula expositiva, trabalhos em pequenos grupos, atividades individuais e discussões em sala de aula (SÁ et al., 2007, p.732). Na aplicação deste método o aluno é incentivado a se familiarizar com personagens de modo a compreender os fatos, valores e contextos nele presentes com o intuito de solucioná-lo. Neste contexto, o papel principal do professor é de mediador, ajudando o estudante a trabalhar a analisar os fatos e considerar, então, as possíveis soluções. (SÁ et al., 2007, p.731). Em geral, de acordo com Sá et al. (2007) e Linhares e Reis (2008), durante a aplicação do Estudo de Caso, o aluno segue três ou quatro passos cuja duração depende dos objetivos a serem alcançados. No primeiro passo, ocorre a leitura do texto do caso e a elaboração de uma solução inicial para o mesmo, com base em suas concepções prévias. Este momento permite ao professor conhecer as concepções prévias dos alunos, de forma que possa partir dos conhecimentos e ideias que possuem para desafiar a construção ou a reconstrução de novos conhecimentos. No segundo e/ou no terceiro passo do Estudo de Caso, podem ser realizadas uma ou várias atividades, como por exemplo: a leitura e discussão de textos, experimentos, encenação teatral, entre outras possibilidades, “[...] de forma a proporcionar ao aluno momentos de reflexão e interação com os demais, para que, durante esse processo, o aluno tenha oportunidade de se manifestar e, ainda, conhecer e refletir sobre outros pontos de vista, através da discussão com os colegas e com o professor” (OLIVEIRA, 2015, p.97). No último passo, o estudante deve retomar o caso e sugerir uma nova solução, incorporando os novos conhecimentos adquiridos ao longo dos passos anteriores. A proposta é que, durante a aplicação do projeto, você atue como mediador na realização das atividades, estimulando a participação, cooperação, raciocínio crítico e autonomia dos alunos, apresentado o conteúdo de formas diversificadas de modo a permitir que o aluno atue como protagonista do seu ensino aprendizagem. O conteúdo abordado está distribuído em vinte aulas divididas em dez momentos, baseados nas faixas de frequência do espectro eletromagnético. Ao longo da apostila são propostos quatro Estudos de Caso (dois de radiações não-ionizantes e dois de radiações ionizantes) além de textos, experimentos, debates, pesquisas e exercícios. Estes são apresentados com o objetivo de compor o segundo e/ou terceiro passo do Estudo de Caso de forma a fornecer subsídio para que os alunos possam desenvolver os conhecimentos necessários para resolução dos Casos. Além disso, o aluno receberá a Apostila do Aluno (integralmente ou aula a aula) enquanto o professor terá este manual para orientar suas atividades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent94 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEspectro Eletromagnéticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de Casopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Título: dc.titleRadiações Eletromagnéticas por meio de Estudos de Casopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 34/IFFluminensept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
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