Zine Poema-Código

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiás-
Autor(es): dc.contributor.authorJOANA DARC DE SOUSA, Marcos Antonio Gonçalves Júnior-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-17T13:49:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-17T13:49:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://pos.cepae.ufg.br/p/30047-produtos-educacionais-e-dissertacoes-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564990-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo visa relatar a criação do produto educacional “FanZine Poema-código Fome” realizado durante a pesquisa de mestrado intitulada, “O fanzine como estratégia pedagógica para o ensino da Geometria na Educação Básica”, com a finalidade de realizar uma intervenção em sala de aula com os alunos do 6º ano, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE/UFG). Para isso, elaboramos um plano de ensino e a estratégia pedagógica para a confecção do fanzine pedagógico, a qual dialoga com o “Poema-código-Fome” (CARVALHO apud MAIA, 2003), e a geometria por meio das formas nas quais apresenta-se e na compreensão dos objetos de conhecimento escolhemos os ângulos, os polígonos e as formas geométricas. A fundamentação teórica da pesquisa baseia-se em estudos de pesquisadores da Educação, das Artes e da Educação Matemática. No campo da Educação trabalhamos com Tacca (2014), Zabala (2002; 1999; 1998) e Freire (2016). No campo das Artes com Ostrower (1987; 2003), Tai (2010), Wucius (1998) e Derdyk (1989). Sobre os fanzines destacamos os estudos de Magalhães (1993, 2011, 2014, 2017), Mendonça (2018), Santos (2016).No campo da Educação Matemática, citamos D’Ambrósio (1986), Dante (2012), Gonçalves Júnior (2008) e Zaleski Filho (2013). Demonstramos como foi elaborado o fanzine pedagógico, por meio do plano de ensino, da estratégia pedagógica e dos gráficos apresentados neste relatório. Assim, entendemos que o fanzine é uma possibilidade de estratégia no fazer pedagógico do professor, que contribui na construção de outras dinâmicas para o ensino da geometria na sala de aula, tendo em vista que, além de possibilitar o processo criativo do sujeito, ainda promove a comunicação na sala de aula entre os participantes do processo de ensinar e aprender.-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectFanzine pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria.-
Palavras-chave: dc.subjectArte.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino na Educação Básica-
Título: dc.titleZine Poema-Código-
Tipo de arquivo: dc.typeoutro-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica-
Aparece nas coleções:PPG Ensino

Não existem arquivos associados a este item.