
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | JOANA DARC DE SOUSA, Marcos Antonio Gonçalves Júnior | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-17T13:49:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-17T13:49:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://pos.cepae.ufg.br/p/30047-produtos-educacionais-e-dissertacoes | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564990 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este estudo visa relatar a criação do produto educacional “FanZine Poema-código Fome” realizado durante a pesquisa de mestrado intitulada, “O fanzine como estratégia pedagógica para o ensino da Geometria na Educação Básica”, com a finalidade de realizar uma intervenção em sala de aula com os alunos do 6º ano, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE/UFG). Para isso, elaboramos um plano de ensino e a estratégia pedagógica para a confecção do fanzine pedagógico, a qual dialoga com o “Poema-código-Fome” (CARVALHO apud MAIA, 2003), e a geometria por meio das formas nas quais apresenta-se e na compreensão dos objetos de conhecimento escolhemos os ângulos, os polígonos e as formas geométricas. A fundamentação teórica da pesquisa baseia-se em estudos de pesquisadores da Educação, das Artes e da Educação Matemática. No campo da Educação trabalhamos com Tacca (2014), Zabala (2002; 1999; 1998) e Freire (2016). No campo das Artes com Ostrower (1987; 2003), Tai (2010), Wucius (1998) e Derdyk (1989). Sobre os fanzines destacamos os estudos de Magalhães (1993, 2011, 2014, 2017), Mendonça (2018), Santos (2016).No campo da Educação Matemática, citamos D’Ambrósio (1986), Dante (2012), Gonçalves Júnior (2008) e Zaleski Filho (2013). Demonstramos como foi elaborado o fanzine pedagógico, por meio do plano de ensino, da estratégia pedagógica e dos gráficos apresentados neste relatório. Assim, entendemos que o fanzine é uma possibilidade de estratégia no fazer pedagógico do professor, que contribui na construção de outras dinâmicas para o ensino da geometria na sala de aula, tendo em vista que, além de possibilitar o processo criativo do sujeito, ainda promove a comunicação na sala de aula entre os participantes do processo de ensinar e aprender. | - |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fanzine pedagógico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégia Pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometria. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino na Educação Básica | - |
| Título: dc.title | Zine Poema-Código | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | - |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | - |
| Aparece nas coleções: | PPG Ensino | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: