Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, André Luís dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Lincoln Tavares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-13T05:10:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-13T05:10:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | André Oliveira UERJ Cartilha | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564842 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional descrito a seguir é fruto de um longo trabalho de pesquisa realizado em uma escola pública municipal do Rio de Janeiro localizada no bairro de Pavuna. O material reúne algumas produções dos alunos, protagonistas nesse processo, desenhos-estórias que remetem seus desejos, aspirações, afeto, angústias etc. Os alunos encontram através dos desenhos caminhos em meio a tantas perturbações e percalços pelo qual passa a educação pública brasileira. Esses caminhos direcionam possibilidades, desejos, buscas em um cotidiano escolar aos quais esses adolescentes vislumbram, dando lhes ainda mais visibilidade. A cartilha é uma construção coletiva expressa por um desenho-estória que nada mais é que uma forma de construção textual e icónica sobre o processo de aprendizado e reflexão a respeito de um tema escolar transversal, no caso, a qualidade de vida em comunidades de áreas carentes. O seu processo de construção se deu coletivamente com a participação dos atores envolvidos na pesquisa, estudantes de 8º e 9º anos do ensino fundamental. A cartilha decorrente da dissertação nasce, primeiramente, dos encontros de rodas de conversa, encontros que, inicialmente, eram para discutir temas como gravidez na adolescência, drogas e violência dentro da escola e seus desdobramentos para além dos muros da escola. Tudo teve início com encontros quinzenais com a participação ativa do então diretor adjunto e pesquisador, alguns professores da unidade escolar e um agente educador. O projeto ganhou forma, força e discussões mais sistemáticas, assim, ganhou um nome. Foram inúmeras discussões e, depois de vários debates, foi nomeada pelo pesquisador de Papo de Responsa (PR). A demanda pelo tema veio como um desdobramento destes encontros, onde se observou a urgência dos debates, ao ponto que as questões discutidas têm reflexos na qualidade de vida dos estudantes. A maneira escolhida para dar forma às expectativas do pesquisador veio então à tona. Nada melhor que através destas discussões construírem um desenho estória desses atores. A proposta de se conjugar os PRs com a confecção de Desenhos-Estórias (D-Es) foi bastante criativa e prazerosa. A técnica do D-E é simples, os materiais necessários são lápis, lápis de cor ou giz de cera e folha de papel. É preciso que a técnica seja desenvolvida em um local favorável, a escolha do ambiente é de grande relevância, pois o emocional sofria influência direta do local. deveriam usar o método proposto pelo professor. A cartilha trata de um instrumento de autoria coletiva dos atores em que se confeccionaram desenhos estórias da comunidade ou de uma localidade idealizada por eles. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de vida | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Representações Sociais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho-Estória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Papo de Responsa | pt_BR |
Título: dc.title | Cartilha ilustrativa de desenhos-estórias e narrativas de adolescentes – qualidade de vida, prática de estudantes moradores de periferia e sua leitura de mundo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
André Oliveira UERJ CARTILHA.pdf | 2,75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/564842/2/André Oliveira UERJ CARTILHA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons