Cartilha ilustrativa de desenhos-estórias e narrativas de adolescentes – qualidade de vida, prática de estudantes moradores de periferia e sua leitura de mundo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, André Luís dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Lincoln Tavares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-13T05:10:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-13T05:10:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-
identificador: dc.identifier.otherAndré Oliveira UERJ Cartilhapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564842-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional descrito a seguir é fruto de um longo trabalho de pesquisa realizado em uma escola pública municipal do Rio de Janeiro localizada no bairro de Pavuna. O material reúne algumas produções dos alunos, protagonistas nesse processo, desenhos-estórias que remetem seus desejos, aspirações, afeto, angústias etc. Os alunos encontram através dos desenhos caminhos em meio a tantas perturbações e percalços pelo qual passa a educação pública brasileira. Esses caminhos direcionam possibilidades, desejos, buscas em um cotidiano escolar aos quais esses adolescentes vislumbram, dando lhes ainda mais visibilidade. A cartilha é uma construção coletiva expressa por um desenho-estória que nada mais é que uma forma de construção textual e icónica sobre o processo de aprendizado e reflexão a respeito de um tema escolar transversal, no caso, a qualidade de vida em comunidades de áreas carentes. O seu processo de construção se deu coletivamente com a participação dos atores envolvidos na pesquisa, estudantes de 8º e 9º anos do ensino fundamental. A cartilha decorrente da dissertação nasce, primeiramente, dos encontros de rodas de conversa, encontros que, inicialmente, eram para discutir temas como gravidez na adolescência, drogas e violência dentro da escola e seus desdobramentos para além dos muros da escola. Tudo teve início com encontros quinzenais com a participação ativa do então diretor adjunto e pesquisador, alguns professores da unidade escolar e um agente educador. O projeto ganhou forma, força e discussões mais sistemáticas, assim, ganhou um nome. Foram inúmeras discussões e, depois de vários debates, foi nomeada pelo pesquisador de Papo de Responsa (PR). A demanda pelo tema veio como um desdobramento destes encontros, onde se observou a urgência dos debates, ao ponto que as questões discutidas têm reflexos na qualidade de vida dos estudantes. A maneira escolhida para dar forma às expectativas do pesquisador veio então à tona. Nada melhor que através destas discussões construírem um desenho estória desses atores. A proposta de se conjugar os PRs com a confecção de Desenhos-Estórias (D-Es) foi bastante criativa e prazerosa. A técnica do D-E é simples, os materiais necessários são lápis, lápis de cor ou giz de cera e folha de papel. É preciso que a técnica seja desenvolvida em um local favorável, a escolha do ambiente é de grande relevância, pois o emocional sofria influência direta do local. deveriam usar o método proposto pelo professor. A cartilha trata de um instrumento de autoria coletiva dos atores em que se confeccionaram desenhos estórias da comunidade ou de uma localidade idealizada por eles.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectQualidade de vidapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesenho-Estóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPapo de Responsapt_BR
Título: dc.titleCartilha ilustrativa de desenhos-estórias e narrativas de adolescentes – qualidade de vida, prática de estudantes moradores de periferia e sua leitura de mundopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons