SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE PLANO CARTESIANO E FUNÇÕES DE 1º E 2º GRAU

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Metropolitana de Santospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA PARADA SAMPAIO, DANIELA-
Autor(es): dc.contributor.authorSIMAO GOMES, THIAGO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-09T21:11:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-09T21:11:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherSequência didáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564727-
Resumo: dc.description.abstractNão há como retroceder na avalanche tecnológica que inunda nossas vidas, ela é parte intrínseca de nossa rotina, de tal forma que fica difícil competir com ela quando dispomos muitas vezes apenas de giz e lousa para ensinar. Isto posto, devemos nos perguntar como podemos tentar chamar a atenção de nossos alunos mesmo com poucos recursos, já que os discentes de hoje pertencem a chamada geração Z, os nativos digitais, ou seja, já nasceram envoltos a tecnologia e passam muito do seu tempo envoltos nos jogos. Uma possibilidade seria a utilização de jogos que estimulem o aprendizado e tragam uma satisfação parecida com a encontrada nos jogos digitais, porém com o intuito da aquisição de conhecimento e dentro da realidade observada também nas escolas públicas, onde infelizmente não dispomos de uma série de recursos tecnológicos que nos possibilitariam enriquecer nosso ensino. Dentro desse contexto, é necessário um olhar voltado para as mudanças necessárias. Considerando aqui os altos índices negativos apresentados nos sistemas de avaliação na disciplina de matemática, este trabalho pretende analisar se o trabalho colaborativo com jogos desperta a estima pelo aprendizado da mesma, buscando elevar sua aprendizagem efetiva. Para tanto foi realizado uma pesquisa-ação, por meio de um trabalho com a utilização de um jogo digital, uma atividade com aspectos da gamificação e a construção de jogos no Game Maker. Foram aplicados questionários e atividades avaliativas aos alunos, e por meios destes obtivemos a visão deles sobre o ensino da matemática. Os dados resultantes geraram aspectos positivos no aprendizado. Ao final do trabalho foi gerado um produto com sequências didáticas e um manual de Scratch, visando auxiliar outros docentes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11.5mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE PLANO CARTESIANO E FUNÇÕES DE 1º E 2º GRAUpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Práticas Docentes no Ensino Fundamentalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecursos Tecnológicos Interdisciplinares no Ensino Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:Ensino

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