AVALIAÇÃO PELOS PARES: UMA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA NO CURSO DE LETRAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná UENP - Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorIzidoro, Paula Elisie Madoglio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-09T19:16:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-09T19:16:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-09-
identificador: dc.identifier.otherPTE_AVALIAÇÃO PELOS PARES UMA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO FORMATIVApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564726-
Resumo: dc.description.abstractDiscutir o processo avaliativo entre os professores, por vezes, é julgado trivial, uma vez que essa atividade é realizada de forma rotineira por esses profissionais. Contudo, ocorre que o fato de realizarmos esse procedimento reiteradamente não quer dizer que seja executado de modo adequado. No âmbito da pesquisa que acompanha essa produção técnica educacional, os dados revelaram que o processo avaliativo é um assunto pouco abordado (IZIDORO; LUCCAS, 2019a; IZIDORO; LUCCAS, 2019b). Supomos algumas razões para isso, como a carência do conhecimento relativo ao campo de avaliação por parte dos professores da instituição de ensino superior e, consequentemente, a pouca valorização da abordagem desse assunto junto aos licenciandos, a administração de conteúdo programático versus carga horária, ou ainda, a ideia de que os graduandos estejam habituados a essa atividade, uma vez que vêm da educação básica para o ensino superior interpelados por essa prática. A falta dessa discussão pode levar à realização de um processo de avaliação malsucedido e isso pode acarretar grandes problemas na vida acadêmica e social dos estudantes, pois, muitas vezes, os discentes não têm seus conhecimentos avaliados, mas classificados como bons ou ruins, aptos ou inaptos, em relação a seus colegas de sala (PERRENOUD, 1999). Partindo desse contexto, iniciamos a presente pesquisa objetivando a criação de um curso específico para formar professores no que tange à avaliação formativa. Para elaborar essa formação, realizamos pesquisa de campo no curso de licenciatura em Letras: habilitação em Português/Espanhol e respectivas literaturas, da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, campus Jacarezinho, a fim de apurar as reais deficiências sobre a temática de avaliação, bem como apresentar uma modalidade alternativa pouco explorada, a avaliação pelos pares. Para que possamos trabalhar de acordo com as necessidades dos professores em formação inicial, os quais são nossos sujeitos de pesquisa. Após a finalização da pesquisa de campo, identificamos que o assunto avaliação é pouco abordado no referido curso e que os professores em formação inicial associam a prática avaliativa à prova escrita, entretanto , consideram que esse instrumento não é capaz de traduzir quanto um aluno sabe sobre determinado conteúdo, mas como não dominam outras técnicas, se rendem a essa prática estritamente somativa. A presente produção técnica educacional vem apresentar a estrutura de um curso de extensão sobre avaliação formativa com foco em avaliação pelos pares, o qual pode ser realizado tanto em formação inicial, quanto continuada, bem como para cursistas de qualquer área de ensino, se adaptado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1149 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação Formativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação Pelos Parespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectPeer Assessmentpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes Docentespt_BR
Título: dc.titleAVALIAÇÃO PELOS PARES: UMA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA NO CURSO DE LETRASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons