Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP - Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Izidoro, Paula Elisie Madoglio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-09T19:16:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-09T19:16:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | PTE_AVALIAÇÃO PELOS PARES UMA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564726 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Discutir o processo avaliativo entre os professores, por vezes, é julgado trivial, uma vez que essa atividade é realizada de forma rotineira por esses profissionais. Contudo, ocorre que o fato de realizarmos esse procedimento reiteradamente não quer dizer que seja executado de modo adequado. No âmbito da pesquisa que acompanha essa produção técnica educacional, os dados revelaram que o processo avaliativo é um assunto pouco abordado (IZIDORO; LUCCAS, 2019a; IZIDORO; LUCCAS, 2019b). Supomos algumas razões para isso, como a carência do conhecimento relativo ao campo de avaliação por parte dos professores da instituição de ensino superior e, consequentemente, a pouca valorização da abordagem desse assunto junto aos licenciandos, a administração de conteúdo programático versus carga horária, ou ainda, a ideia de que os graduandos estejam habituados a essa atividade, uma vez que vêm da educação básica para o ensino superior interpelados por essa prática. A falta dessa discussão pode levar à realização de um processo de avaliação malsucedido e isso pode acarretar grandes problemas na vida acadêmica e social dos estudantes, pois, muitas vezes, os discentes não têm seus conhecimentos avaliados, mas classificados como bons ou ruins, aptos ou inaptos, em relação a seus colegas de sala (PERRENOUD, 1999). Partindo desse contexto, iniciamos a presente pesquisa objetivando a criação de um curso específico para formar professores no que tange à avaliação formativa. Para elaborar essa formação, realizamos pesquisa de campo no curso de licenciatura em Letras: habilitação em Português/Espanhol e respectivas literaturas, da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, campus Jacarezinho, a fim de apurar as reais deficiências sobre a temática de avaliação, bem como apresentar uma modalidade alternativa pouco explorada, a avaliação pelos pares. Para que possamos trabalhar de acordo com as necessidades dos professores em formação inicial, os quais são nossos sujeitos de pesquisa. Após a finalização da pesquisa de campo, identificamos que o assunto avaliação é pouco abordado no referido curso e que os professores em formação inicial associam a prática avaliativa à prova escrita, entretanto , consideram que esse instrumento não é capaz de traduzir quanto um aluno sabe sobre determinado conteúdo, mas como não dominam outras técnicas, se rendem a essa prática estritamente somativa. A presente produção técnica educacional vem apresentar a estrutura de um curso de extensão sobre avaliação formativa com foco em avaliação pelos pares, o qual pode ser realizado tanto em formação inicial, quanto continuada, bem como para cursistas de qualquer área de ensino, se adaptado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1149 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação Formativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação Pelos Pares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Peer Assessment | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes Docentes | pt_BR |
Título: dc.title | AVALIAÇÃO PELOS PARES: UMA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA NO CURSO DE LETRAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PTE_AVALIAÇÃO PELOS PARES UMA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/564726/2/PTE_AVALIAÇÃO PELOS PARES UMA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons