Caderno de dados [recurso eletrônico]: memória Institucional: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec: iniciativa bolsa-formação: 2011-2017

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfespt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDias, Jabson Cavalcante-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira da Silva, José Augusto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-09T18:43:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-09T18:43:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-19-
identificador: dc.identifier.otherCaderno_de_Dados_Pronatec_Bolsa-Formação_Dados_2011_2017pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564712-
Resumo: dc.description.abstractO Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), foi criado em 2011, pela Lei nº. 12.513, com a justificativa na falta de mão de obra qualificada. Surgiu diante da necessidade de ampliação das oportunidades de formação profissional. Visa atender, prioritariamente, aos estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos, aos trabalhadores e aos beneficiários dos programas federais de transferência de renda. O programa apresenta dentre seus objetivos: expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio presencial e a distância e de cursos e programas de formação inicial e continuada ou qualificação profissional. O presente Caderno de Dados surge como uma contribuição no sentido de interpretar e validar matrículas. E principalmente, para ser uma ferramenta de grande utilidade para todos que queiram compreender o desenvolvimento do programa Bolsa-Formação e acompanhar a evolução da educação profissional e tecnológica no Brasil. Trata-se de oferecer uma visão complementar dos dados do programa a outras existentes, especialmente aquelas divulgadas pelo MEC. Os dados de matrículas são apresentados por cada Estado e mais o Distrito Federal separados por seções. Inicialmente são visualizados os quantitativos de matrículas quanto a atuação dos parceiros demandantes, as modalidades de demandas e as redes ofertantes que atuaram no programa no período citado. Além disso, traz dados sobre tipos de curso, formas de oferta e modalidades de ensino. As situações das matrículas, por tipos de curso e modalidades de ensino. Os quantitativos de matrículas ordenados por eixos tecnológicos e por tipos de curso. Em seguida, são listados os cursos mais ofertados presentes no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) e no Guia Pronatec de Cursos de Formação Inicial e Continuada ‐ FIC, dados esses por tipos de curso, modalidades de ensino e eixos tecnológicos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent13.459 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPronatecpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEPTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBolsa Formaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBrasilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSetecpt_BR
Título: dc.titleCaderno de dados [recurso eletrônico]: memória Institucional: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec: iniciativa bolsa-formação: 2011-2017pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineBases Conceituais em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


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