Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Becalli, Fernanda Zanetti Camila de Oliveira Fonseca | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-09T17:27:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-09T17:27:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Enunciados sobre a alfabetização referendados na BNCC: palavras e contrapalavras | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564711 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho integra estudos desenvolvidos na linha de pesquisa Formação de Professores, do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus Vitória e do grupo de pesquisa Formação de Professores e Ensino de Ciências (Fopec). Investiga os conceitos de alfabetização e de letramento que ancoram a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, examina, critico-responsivamente, o referido documento, especificamente a área de Língua Portuguesa voltada para o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, por meio da análise documental como metodologia de pesquisa e da perspectiva bakhtiniana de linguagem como aporte teóricometodológico. Conclui que o currículo proposto pela BNCC para o ensino de língua portuguesa nos dois primeiros anos do ensino fundamental se alinha à lógica da avaliação em larga escala com a finalidade de produzir a melhoria de índices de desempenho nacionais, indicando um empobrecimento das diretrizes curriculares para a alfabetização e induzindo os docentes a enfatizar os tempos escolares ao treinamento dessas habilidades, negligenciando, o desenvolvimento de um pensamento crítico, responsivo, criativo e inventivo e a capacidade de analisar a realidade na qual os educandos estão inseridos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 22.684 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Título: dc.title | Enunciados sobre a alfabetização referendados na BNCC: palavras e contrapalavras | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL CAMILA - ADOBE_COMPACTO1.pdf | 22,68 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/564711/2/PRODUTO EDUCACIONAL CAMILA - ADOBE_COMPACTO1.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons