Enunciados sobre a alfabetização referendados na BNCC: palavras e contrapalavras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo - Ifespt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Becalli, Fernanda Zanetti Camila de Oliveira Fonseca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-09T17:27:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-09T17:27:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherEnunciados sobre a alfabetização referendados na BNCC: palavras e contrapalavraspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564711-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho integra estudos desenvolvidos na linha de pesquisa Formação de Professores, do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus Vitória e do grupo de pesquisa Formação de Professores e Ensino de Ciências (Fopec). Investiga os conceitos de alfabetização e de letramento que ancoram a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, examina, critico-responsivamente, o referido documento, especificamente a área de Língua Portuguesa voltada para o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, por meio da análise documental como metodologia de pesquisa e da perspectiva bakhtiniana de linguagem como aporte teóricometodológico. Conclui que o currículo proposto pela BNCC para o ensino de língua portuguesa nos dois primeiros anos do ensino fundamental se alinha à lógica da avaliação em larga escala com a finalidade de produzir a melhoria de índices de desempenho nacionais, indicando um empobrecimento das diretrizes curriculares para a alfabetização e induzindo os docentes a enfatizar os tempos escolares ao treinamento dessas habilidades, negligenciando, o desenvolvimento de um pensamento crítico, responsivo, criativo e inventivo e a capacidade de analisar a realidade na qual os educandos estão inseridos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent22.684 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Título: dc.titleEnunciados sobre a alfabetização referendados na BNCC: palavras e contrapalavraspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons