A LUTA DOS TRABALHADORES DAS SALINAS EM MOSSORÓ (1920-1935): PROPOSTA DE ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDantas, Anna Rafaella Paiva-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Francisco das Chagas Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-09T14:06:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-09T14:06:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-09-
identificador: dc.identifier.otherA luta dos trabalhadores das salinas em Mossoró (1920-1935) : proposta de ensino de História local no Ensino Médio Integradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564708-
Resumo: dc.description.abstractO presente material didático é resultado de uma pesquisa de mestrado profissional desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT, tendo como instituição associada o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte – IFRN campus Mossoró. O objetivo deste instrumento didático consiste em contribuir para o desenvolvimento de práticas contextualizadas e problematizadoras no ensino de História utilizando a História local como ferramenta para a promoção de uma consciência histórica crítica sobre o mundo do trabalho tendo como foco à organização da classe trabalhadora salineira mossoroense nas primeiras décadas do século XX. Com esse propósito, elaboramos uma proposta de ensino que foi estruturada por meio dos passos mencionados pela Pedagogia Histórico-Crítica sugerida por Saviani. Esse percurso metodológico é apresentado de forma bem delineada por Gasparin (2005) na obra Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica, na qual o autor expõe cinco etapas: Prática Social Inicial; Problematização; Instrumentalização; Catarse; Prática Social Final. Além desses autores, nossa prática pedagógica teve como suporte teórico os estudos no campo do ensino de História e da Educação Profissional e Tecnológica com base em Bittencourt (2009, 2013), Caimi (2013) Schmidt (2007, 2013), Rüsen (2001), Ciavatta (2012), Frigotto (2012), Ramos (2005, 2007), entre outros. A aplicabilidade da nossa proposta pedagógica ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, campus Mossoró, com 15 alunos do 4º ano do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Eletrotécnica. Através de uma linguagem objetiva e acessível, buscamos disponibilizar esse material por via digital a fim de proporcionar aos educadores inspirações didáticas que os auxiliem na elaboração das aulas. Porém, sabemos que cada professor possui uma realidade educacional distinta e que nem sempre é possível o desenvolvimento de algumas atividades. Diante disso, sugerimos que sejam realizadas adaptações de acordo as necessidades de cada região, escola, nível de ensino, curso ou turma. Assim, no percurso das atividades, expomos os objetivos, a metodologia utilizada e algumas dicas que possam auxiliar o professor no exercício pedagógico. Esperamos que este material estimule o desenvolvimento de práticas exitosas que possam proporcionar aos sujeitos uma aprendizagem dinâmica, reflexiva e que considere aspectos da História local.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent36 folhaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Localpt_BR
Título: dc.titleA LUTA DOS TRABALHADORES DAS SALINAS EM MOSSORÓ (1920-1935): PROPOSTA DE ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Profept)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistória e memória no contexto da EPTpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
ProdutoEducacional_Anna_Rafaella_Final.pdfA LUTA DOS TRABALHADORES DAS SALINAS EM MOSSORÓ (1920-1935): PROPOSTA DE ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO2.53 MBAdobe PDF/bitstream/capes/564708/2/ProdutoEducacional_Anna_Rafaella_Final.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons