Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Dantas, Anna Rafaella Paiva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Francisco das Chagas Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-09T14:06:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-09T14:06:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | A luta dos trabalhadores das salinas em Mossoró (1920-1935) : proposta de ensino de História local no Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564708 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente material didático é resultado de uma pesquisa de mestrado profissional desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT, tendo como instituição associada o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte – IFRN campus Mossoró. O objetivo deste instrumento didático consiste em contribuir para o desenvolvimento de práticas contextualizadas e problematizadoras no ensino de História utilizando a História local como ferramenta para a promoção de uma consciência histórica crítica sobre o mundo do trabalho tendo como foco à organização da classe trabalhadora salineira mossoroense nas primeiras décadas do século XX. Com esse propósito, elaboramos uma proposta de ensino que foi estruturada por meio dos passos mencionados pela Pedagogia Histórico-Crítica sugerida por Saviani. Esse percurso metodológico é apresentado de forma bem delineada por Gasparin (2005) na obra Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica, na qual o autor expõe cinco etapas: Prática Social Inicial; Problematização; Instrumentalização; Catarse; Prática Social Final. Além desses autores, nossa prática pedagógica teve como suporte teórico os estudos no campo do ensino de História e da Educação Profissional e Tecnológica com base em Bittencourt (2009, 2013), Caimi (2013) Schmidt (2007, 2013), Rüsen (2001), Ciavatta (2012), Frigotto (2012), Ramos (2005, 2007), entre outros. A aplicabilidade da nossa proposta pedagógica ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, campus Mossoró, com 15 alunos do 4º ano do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Eletrotécnica. Através de uma linguagem objetiva e acessível, buscamos disponibilizar esse material por via digital a fim de proporcionar aos educadores inspirações didáticas que os auxiliem na elaboração das aulas. Porém, sabemos que cada professor possui uma realidade educacional distinta e que nem sempre é possível o desenvolvimento de algumas atividades. Diante disso, sugerimos que sejam realizadas adaptações de acordo as necessidades de cada região, escola, nível de ensino, curso ou turma. Assim, no percurso das atividades, expomos os objetivos, a metodologia utilizada e algumas dicas que possam auxiliar o professor no exercício pedagógico. Esperamos que este material estimule o desenvolvimento de práticas exitosas que possam proporcionar aos sujeitos uma aprendizagem dinâmica, reflexiva e que considere aspectos da História local. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 36 folhas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR |
Título: dc.title | A LUTA DOS TRABALHADORES DAS SALINAS EM MOSSORÓ (1920-1935): PROPOSTA DE ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História e memória no contexto da EPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ProdutoEducacional_Anna_Rafaella_Final.pdf | A LUTA DOS TRABALHADORES DAS SALINAS EM MOSSORÓ (1920-1935): PROPOSTA DE ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO | 2,53 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/564708/2/ProdutoEducacional_Anna_Rafaella_Final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons