GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO O GEOGEBRA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, ADRIANO BECHARA DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-06T23:11:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-06T23:11:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-19-
identificador: dc.identifier.otherADRIANO BECHARA DE OLIVEIRApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564685-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa apresenta os resultados da aplicação e desenvolvimento de uma sequência didática que tem como o objetivo utilizar o software geogebra como ferramenta de ensino e aprendizagem de geometria de posição, com ênfase no ensino de reta e plano. Como base teórica do trabalho utilizamos a didática da matemática com base no ensino por atividades e uso de tecnologias de informação e comunicação. Para a produção das informações necessárias foram realizadas análises prévias através de uma revisão de estudos, em que procuramos o que já foi pesquisado e produzido sobre o assunto abordado, uma pesquisa com 25 professores do ensino regular público para identificar como o ensino de reta e plano vem sendo ministrada no ambiente escolar e uma pesquisa com uma amostra de 100 alunos de uma escola estadual do município de Belém, no estado do Pará. Os resultados e análises prévias apontam que o ensino de geometria de posição, referente ao ensino de reta e plano está sendo ministrado de forma pouco satisfatória, em que as principais dificuldades apresentadas pelos alunos consiste nas áreas do campo conceitual, perceptiva, identificação dos entes geométricos e na relação dos termos técnicos com as respectivas propriedades. A metodologia adotada para a pesquisa foi o uso das tecnologias de informação e comunicação, com base na Engenharia Didática, em que foram construídas atividades utilizando o geogebra para alunos do 3º Ano do ensino médio da escola regular pública. A realização do experimento ocorreu em três momentos, em uma turma de 19 alunos de uma escola pública da região metropolitana de Belém, o primeiro momento foi feito um mini curso sobre as principais funcionalidades do geogebra, o segundo momento foi desenvolvida a sequência didática proposta com 15 atividades e o terceiro momento aplicamos um pós testes para a validação e verificação dos dados obtidos. Os resultados obtidos durante e após a experimentação apontam efeitos positivos, o que ocasionou em uma melhora no desempenho dos alunos no estudo da geometria de posição e na resolução de atividades, também podemos observar que os alunos aprenderam as relações, conceitos, postulados e propriedades com motivação e cooperaçãopt_BR
Tamanho: dc.format.extent3959pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Reta e Planopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeometria de posiçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeoGebrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopt_BR
Título: dc.titleGEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO O GEOGEBRApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais