Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, ADRIANO BECHARA DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-06T23:11:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-06T23:11:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | ADRIANO BECHARA DE OLIVEIRA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564685 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa apresenta os resultados da aplicação e desenvolvimento de uma sequência didática que tem como o objetivo utilizar o software geogebra como ferramenta de ensino e aprendizagem de geometria de posição, com ênfase no ensino de reta e plano. Como base teórica do trabalho utilizamos a didática da matemática com base no ensino por atividades e uso de tecnologias de informação e comunicação. Para a produção das informações necessárias foram realizadas análises prévias através de uma revisão de estudos, em que procuramos o que já foi pesquisado e produzido sobre o assunto abordado, uma pesquisa com 25 professores do ensino regular público para identificar como o ensino de reta e plano vem sendo ministrada no ambiente escolar e uma pesquisa com uma amostra de 100 alunos de uma escola estadual do município de Belém, no estado do Pará. Os resultados e análises prévias apontam que o ensino de geometria de posição, referente ao ensino de reta e plano está sendo ministrado de forma pouco satisfatória, em que as principais dificuldades apresentadas pelos alunos consiste nas áreas do campo conceitual, perceptiva, identificação dos entes geométricos e na relação dos termos técnicos com as respectivas propriedades. A metodologia adotada para a pesquisa foi o uso das tecnologias de informação e comunicação, com base na Engenharia Didática, em que foram construídas atividades utilizando o geogebra para alunos do 3º Ano do ensino médio da escola regular pública. A realização do experimento ocorreu em três momentos, em uma turma de 19 alunos de uma escola pública da região metropolitana de Belém, o primeiro momento foi feito um mini curso sobre as principais funcionalidades do geogebra, o segundo momento foi desenvolvida a sequência didática proposta com 15 atividades e o terceiro momento aplicamos um pós testes para a validação e verificação dos dados obtidos. Os resultados obtidos durante e após a experimentação apontam efeitos positivos, o que ocasionou em uma melhora no desempenho dos alunos no estudo da geometria de posição e na resolução de atividades, também podemos observar que os alunos aprenderam as relações, conceitos, postulados e propriedades com motivação e cooperação | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3959 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Reta e Plano | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria de posição | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação | pt_BR |
Título: dc.title | GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO O GEOGEBRA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Adriano Bechara de Oliveira dissertação.pdf | 3,96 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/564685/1/Adriano Bechara de Oliveira dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: