Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BRITO, RAMON GABRIEL SANTOS DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-06T14:10:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-06T14:10:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ramon Gabriel Santos de Brito | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564684 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta presente pesquisa teve uma resposta de resposta à seguinte questão: qual o potencial de uma sequência didática, com embasamento nas teorias da Engenharia Didática, no ensino de problemas do segundo grau com uma variável? e com objetivo de investigar os efeitos causados por esta sequência no processo de ensino e aprendizagem de problemas de 2º grau com uma variável. Adotamos como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática. E como recursos metodológicos de ensino: ensino de atividades e método de resolução de problemas da Polônia, com o uso de alguns recursos da Tecnologia de Informação e Comunicação para potencializar e agilizar a resolução de problemas; para análise e comprovação do aprendizado que foram utilizadas como teorias da Semiótica de Duval. A sequência didática elaborada neste trabalho ocorreu em quatro encontros e foi aplicada a uma turma do 9º ano do ensino fundamental II de uma escola pública localizada no município de Barcarena - PA. Após a análise posterior dos registros escritos, foi evidenciada a sequência de atividades elaboradas e aplicadas, o interesse, o entusiasmo e a capacidade dos alunos em resolver problemas que ocorrem nas equações polinomiais de grau dois, segundo a melhoria dos registros escritos dos alunos. Diante desse exposto, bem como os resultados qualitativos observados, podemos concluir qual o objetivo deste trabalho foi alcançado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5065 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Problemas do 2° grau | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por atividades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE PROBLEMAS DO SEGUNDO GRAU COM UMA VARIÁVEL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
RAMON GABRIEL SANTOS DE BRITO.pdf | 5,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/564684/1/RAMON GABRIEL SANTOS DE BRITO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: