ENSINO DE RADICIAÇÃO COM O USO DO GEOGEBRA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorARAÚJO, SAMUEL ALVES DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-06T13:28:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-06T13:28:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-14-
identificador: dc.identifier.otherSAMUEL ALVES DE ARAUJOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564683-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho teve o objetivo de identificar indícios de potencialidades de uma sequência didática para o ensino de radiciação, com o uso do GeoGebra. O lócus da pesquisa foi uma escola pública municipal, localizada no distrito de Vila Bela Vista, zona rural da cidade de Dom Eliseu-Pa, os sujeitos foram 18 alunos (que foram divididos em quatro grupos) do 9ª ano do ensino fundamental. Como instrumento de pesquisa, foi utilizada uma sequência didática com 11 atividades sobre raiz quadrada, raiz cúbica, raiz enésima e operações com radicais. A metodologia de investigação adotada foi a Engenharia Didática, a qual consiste nas seguintes fases: Análises prévias, concepção e análise a priori, experimentação e análise a posteriori e validação. Os dados obtidos a partir dos registros escritos e de videogravações foram analisados, segundo as teorias de Instrumentação de Rabardel (1995) e teoria da Semiótica de Raymond Duval (2012), a Teoria de Rabardel também serviu de subsídio para as construções das 11 atividades da sequência didática, na qual foi aplicada, só depois da experimentação inicial com 10 estudantes do profmat (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) do Município de Castanhal, que também são professores de matemática da rede pública municipal, estadual ou federal do Brasil. Os resultados da pesquisa nos mostram que a aprendizagem dos alunos/participantes foi gradativamente e que os sujeitos tiveram mudanças de atitudes em relação ao comportamento, ao interesse, pois se sentiram motivados, desafiados e envolvidos com o nosso objeto de estudo, assim concluímos que a aprendizagem dos sujeitos foi potencializada com a proposta, pois os mesmos demonstraram nos registros escritos a compreensão do objeto matemático em pelo menos dois registros de representação, ou seja, em duas linguagens diferentes, que de acordo com Duval (2012) é necessário para que aconteça a aprendizagem. Percebe-se também que o uso das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem da matemática é um dos meios para desenvolver habilidades, capacidades e autonomia dos alunos, pois sua utilização propicia que eles pensem, reflitam e criem novas possibilidades de soluções de problemas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8030pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRadiciaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeoGebrapt_BR
Título: dc.titleENSINO DE RADICIAÇÃO COM O USO DO GEOGEBRApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissionalpt_BR
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