Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, MÁRCIO ANDRÉ SANTA BRÍGIDA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-07T10:47:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-07T10:47:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | MARCIO ANDRE SANTA BRIGIDA LIMA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564670 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa tem por objetivo notar como os alunos do terceiro ano do ensino médio apropriaram-se das cônicas, quando interagem com um software de geometria dinâmica “Geogebra”, bem como quais conhecimentos matemáticos mobilizam quando desenvolvem uma sequência de atividades que compreendem esse assunto. Assim a pesquisa teve a intensão de responder a seguinte questão: A utilização de uma sequência de atividades utilizando o Geogebra potencializa a aprendizagem de cônicas? O lócus escolhido para a pesquisa foi uma escola pública estadual de ensino médio localizada no município de Curuçá-Pa. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 3º ano do Ensino Médio. As teorias que embasaram a pesquisa foram a Teoria de Rabardel para compreender como os alunos interagem com o Geogebra e quais conteúdos matemáticos movimentam no desenvolvimento da sequência de atividades e a teoria dos registros de representações semióticas para analisar todos os dados coletados a partir de anotações escritas e gravações de áudio e vídeo. Foi feito uma avaliação e posteriormente uma validação da sequência de atividades com professores da rede pública estadual de ensino, antes de ser aplicada com os alunos em sala. A sequência de atividades aplicada apresenta um total de 16 atividades sendo uma voltada para geração das cônicas a partir de um cone duplo, cinco atividades voltadas ao ensino da Parábola, cinco ao ensino da Elipse e cinco direcionadas para o ensino da Hipérbole. Os resultados direcionaram para a materialização dos diferentes registros semióticos do nosso objeto matemático, que é uma qualidade indispensável para sua apreensão. As atividades apresentadas contribuíram para o conhecimento e entendimento gráfico, algébrico e na sua linguagem natural do objeto matemático abordado. No geral, verificou-se uma interação bastante significativa dos alunos com as cônicas intermediado pelo uso do Geogebra durante toda sua aplicação, que resultou em uma aprendizagem mais significativa e atraente para os alunos. Podemos destacar também toda a disposição e compromisso dos alunos em realizar as atividades da nossa sequência de ensino. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4320 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria de Rabardel | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geogebra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cônicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Análise Semiótica | pt_BR |
Título: dc.title | INTRODUÇÃO AS CÔNICAS USANDO O GEOGEBRA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MÁRCIO ANDRÉ SANTA BRÍGIDA LIMA.pdf | 4,32 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/564670/1/MÁRCIO ANDRÉ SANTA BRÍGIDA LIMA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: