
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, MÁRCIO ANDRÉ SANTA BRÍGIDA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-07T10:47:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-07T10:47:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
| identificador: dc.identifier.other | MARCIO ANDRE SANTA BRIGIDA LIMA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564670 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa tem por objetivo notar como os alunos do terceiro ano do ensino médio apropriaram-se das cônicas, quando interagem com um software de geometria dinâmica “Geogebra”, bem como quais conhecimentos matemáticos mobilizam quando desenvolvem uma sequência de atividades que compreendem esse assunto. Assim a pesquisa teve a intensão de responder a seguinte questão: A utilização de uma sequência de atividades utilizando o Geogebra potencializa a aprendizagem de cônicas? O lócus escolhido para a pesquisa foi uma escola pública estadual de ensino médio localizada no município de Curuçá-Pa. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 3º ano do Ensino Médio. As teorias que embasaram a pesquisa foram a Teoria de Rabardel para compreender como os alunos interagem com o Geogebra e quais conteúdos matemáticos movimentam no desenvolvimento da sequência de atividades e a teoria dos registros de representações semióticas para analisar todos os dados coletados a partir de anotações escritas e gravações de áudio e vídeo. Foi feito uma avaliação e posteriormente uma validação da sequência de atividades com professores da rede pública estadual de ensino, antes de ser aplicada com os alunos em sala. A sequência de atividades aplicada apresenta um total de 16 atividades sendo uma voltada para geração das cônicas a partir de um cone duplo, cinco atividades voltadas ao ensino da Parábola, cinco ao ensino da Elipse e cinco direcionadas para o ensino da Hipérbole. Os resultados direcionaram para a materialização dos diferentes registros semióticos do nosso objeto matemático, que é uma qualidade indispensável para sua apreensão. As atividades apresentadas contribuíram para o conhecimento e entendimento gráfico, algébrico e na sua linguagem natural do objeto matemático abordado. No geral, verificou-se uma interação bastante significativa dos alunos com as cônicas intermediado pelo uso do Geogebra durante toda sua aplicação, que resultou em uma aprendizagem mais significativa e atraente para os alunos. Podemos destacar também toda a disposição e compromisso dos alunos em realizar as atividades da nossa sequência de ensino. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4320 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria de Rabardel | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Geogebra | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cônicas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise Semiótica | pt_BR |
| Título: dc.title | INTRODUÇÃO AS CÔNICAS USANDO O GEOGEBRA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| MÁRCIO ANDRÉ SANTA BRÍGIDA LIMA.pdf | 4,32 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/564670/1/MÁRCIO ANDRÉ SANTA BRÍGIDA LIMA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: