INTRODUÇÃO AS CÔNICAS USANDO O GEOGEBRA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, MÁRCIO ANDRÉ SANTA BRÍGIDA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-07T10:47:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-07T10:47:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-12-
identificador: dc.identifier.otherMARCIO ANDRE SANTA BRIGIDA LIMApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564670-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objetivo notar como os alunos do terceiro ano do ensino médio apropriaram-se das cônicas, quando interagem com um software de geometria dinâmica “Geogebra”, bem como quais conhecimentos matemáticos mobilizam quando desenvolvem uma sequência de atividades que compreendem esse assunto. Assim a pesquisa teve a intensão de responder a seguinte questão: A utilização de uma sequência de atividades utilizando o Geogebra potencializa a aprendizagem de cônicas? O lócus escolhido para a pesquisa foi uma escola pública estadual de ensino médio localizada no município de Curuçá-Pa. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 3º ano do Ensino Médio. As teorias que embasaram a pesquisa foram a Teoria de Rabardel para compreender como os alunos interagem com o Geogebra e quais conteúdos matemáticos movimentam no desenvolvimento da sequência de atividades e a teoria dos registros de representações semióticas para analisar todos os dados coletados a partir de anotações escritas e gravações de áudio e vídeo. Foi feito uma avaliação e posteriormente uma validação da sequência de atividades com professores da rede pública estadual de ensino, antes de ser aplicada com os alunos em sala. A sequência de atividades aplicada apresenta um total de 16 atividades sendo uma voltada para geração das cônicas a partir de um cone duplo, cinco atividades voltadas ao ensino da Parábola, cinco ao ensino da Elipse e cinco direcionadas para o ensino da Hipérbole. Os resultados direcionaram para a materialização dos diferentes registros semióticos do nosso objeto matemático, que é uma qualidade indispensável para sua apreensão. As atividades apresentadas contribuíram para o conhecimento e entendimento gráfico, algébrico e na sua linguagem natural do objeto matemático abordado. No geral, verificou-se uma interação bastante significativa dos alunos com as cônicas intermediado pelo uso do Geogebra durante toda sua aplicação, que resultou em uma aprendizagem mais significativa e atraente para os alunos. Podemos destacar também toda a disposição e compromisso dos alunos em realizar as atividades da nossa sequência de ensino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4320pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria de Rabardelpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeogebrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCônicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnálise Semióticapt_BR
Título: dc.titleINTRODUÇÃO AS CÔNICAS USANDO O GEOGEBRApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais