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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Tirandelli, Laura Gallo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-05T16:44:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-05T16:44:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A escola como microcosmo de resistência: gênero e relações étnico raciais através da biografia de Nzinga Mbandi, Rainha de Angola | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564643 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-ação voltada a compreender aspectos do processo de ensino e aprendizagem da história. Considerando a sala de aula como o espaço para a construção de conhecimentos e práticas de ensino, a pesquisa foi realizada nas aulas de história dos oitavos anos do Ensino Fundamental, em duas turmas nas quais atuo como docente da disciplina de história. Trata-se da elaboração e aplicação de uma proposta pedagógica em que se privilegiou a biografia de um sujeito histórico: a rainha angolana Nzinga Mbandi Ngola Kiluanji. O objetivo da pesquisa foi examinar se o uso da biografia no ensino de história pode contribuir para questionar concepções de gênero e raça, possibilitando que estudantes problematizem a ação dos sujeitos históricos. Para alcançar este objetivo, foi desenvolvida uma sequência didática inserida no eixo temático sobre o estudo do colonialismo e imperialismo. Desta forma, a dissertação consiste na apresentação da fundamentação teórica que orientou o desenvolvimento da proposta didática, o relato da aplicação da proposta em sala de aula e, por fim, a análise das produções dos/as estudantes, em que foram utilizados diferentes artefatos culturais e fontes documentais que contemplassem visões diversas sobre a personagem e seu contexto. Para a análise dos materiais produzidos pelos/as estudantes, foi adotada a perspectiva relacional como possibilidade de suscitar reflexões sobre estereótipos de gênero e a constituição do racismo estrutural presente nas relações sociais, fundadas a partir do processo colonizador português que vincula Angola ao Brasil. A opção por colocar em evidência as hierarquizações e as origens destas é um meio de conduzir as reflexões sobre e através das práticas em sala de aula, de maneira que o ensino de história contemple sujeitos tradicionalmente invisibilizados. Como resultado da pesquisa, foi possível acompanhar que o estudo de uma personagem, dentro de um contexto histórico, possibilitou aos e às estudantes desnaturalizar concepções de gênero e raça e, ainda que de forma parcial, historicizar essas relações, situando-as no contexto das resistências ao colonialismo e ao imperialismo. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHIstoria | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
| Título: dc.title | A escola como microcosmo de resistência: gênero e relações étnico raciais através da biografia de Nzinga Mbandi, Rainha de Angola | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Laura Gallo Tirandelli.pdf | 2,34 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/564643/1/Laura Gallo Tirandelli.pdfDownload |
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