Caderno de atividades para o ensino de Inglês no 1° ano do Ensino Fundamental: uma proposta para o desenvolvimento dos multiletramentos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCruz, Jessica Fernandes Natarelli da-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Andrea da Silva Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-04T18:57:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-04T18:57:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-30-
identificador: dc.identifier.otherCaderno de atividades_FINALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564623-
Resumo: dc.description.abstractEste caderno de atividades é fruto da pesquisa de Mestrado intitulada “Novas perspectivas para o ensino de Língua Inglesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o trabalho com os multiletramentos no 1° ano” e desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB) do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em parceria com a Escola Municipal Professor André Trouche, turma GR1C de 2018, e com a Fundação Municipal de Educação de Niterói. Sob orientação da Profª. Drª. Andrea da Silva Marques Ribeiro, esse produto destina-se a sugerir um suporte para as aulas de Língua Inglesa no 1° ano, sendo adaptável para os de-mais anos de escolaridade dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A concepção de língua e o modelo de ensino adotados neste trabalho seguem teorias do gênero do discurso (BAKHTIN, 2013) na tentativa de contextualizar o idioma alvo, promovendo o desenvolvimento das quatro habilidades linguística de maneira integrada (KUMARAVADIVELU, 1994, 2003) por meio dos multiletramentos (COPE, KALANTZIS, 2009; ROJO, 2012) inseridos numa perspectiva sociointe-racionista e lúdica de aprendizagem (RAU, 2011; VYGOTSKY, 1991a, 1991b, 2001). Assim, es-te caderno se dividi em 7 unidades didática, baseando-se no modelo de sequência didáticas de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), com atividades de pré-leitura (Warm-up), leitura (Reading), pós-leitura, envolvendo momento de discussão (Let’s talk), exercícios de fixação do conteúdo desenvolvido (Practicing) e atividade de produção (Production). Com isso, espera-se que os alunos sejam apresentados formalmente ao Inglês de maneira significativa e visando a sua função social com o intuito de contribuir para a formação do aluno como cidadão do mundo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8,64MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleCaderno de atividades para o ensino de Inglês no 1° ano do Ensino Fundamental: uma proposta para o desenvolvimento dos multiletramentospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino

Arquivos associados:
Caderno de atividades_FINAL.pdfCaderno de atividades para aulas de inglês no 1o ano do EF8,85 MBAdobe PDF/bitstream/capes/564623/2/Caderno de atividades_FINAL.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons