As formas, as cores e os tons: "Ler" as paisagens e fotografar o mundo

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo - Ifes-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Hélio Queiroz-
Autor(es): dc.contributor.authorDeorce, Mariluza Sartori-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-04T14:37:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-04T14:37:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherAs formas, as cores e os tons: "Ler" as paisagens e fotografar o mundo-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564584-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo ganhou corpo principalmente para investigar estratégias para o processo de ensino-aprendizagem pautadas na compreensão das inter-relações socioambientais entre os sujeitos e as paisagens, potencializando a produção de saberes e conhecimentos vividos na/da prática pedagógica e problematizando a indissociabilidade entre o vivido, o percebido e as experiências socioambientais, culturais, artísticas, sensoriais e políticas advindas da relação e inter-relação entre os sujeitos e as paisagens, formadoras dos quadros paisagísticos de múltiplos planos que integram a EEEFM Teófilo Paulino com o seu entorno, na tentativa de construir uma alternativa que complemente as mediações iniciadas na educação formal, com visitações aos espaços não formais (JACOBUCCI, 2008) configurados por múltiplos planos na paisagem. O embasamento teórico-metodológico para esta pesquisa é a Teoria da Complexidade, de Edgar Morin (2004, 2005, 2007, 2008,2010, 2011), a Pedagogia Libertadora, de Paulo Freire (1980, 1988, 2005, 2006, 2010), além das literaturas acadêmicas para debater sobre aula de campo, com Campos (2012, 2015), Lima e Assis (2005), Carvalho (1941), Seniciato (2007), espaço formal e não formal, com Jacobucci (2008), Gohn (2010) e Trilla (2008), e textos que tratam dos conceitos fundamentais da Geografia, especialmente o de “paisagem”, com Pontuschka (2009), Pereira (2012), Almeida (2010), Tuan (1980) e Corrêa (2001), entre outras contribuições científicas relevantes. A estruturação deste estudo ocorre com base na literatura científica que alicerça as pesquisas qualitativas (CHIZZOTTI, 1995), do tipo estudo de caso, o que leva a desenvolver uma estratégia para o processo de ensino-aprendizagem capaz de interferir na realidade escolar com práticas que entrelacem os momentos de vivência e experimentação dos sujeitos nos espaços formal e não formal de ensino. Assim, a transdisciplinaridade permeia uma realidade do cotidiano escolar em busca de alterar o quadro de “hiperespecialização” (MORIN, 2004) do momento atual.-
Tamanho: dc.format.extent69.289KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação não formal-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho de paisagens-
Palavras-chave: dc.subjectArte - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectComplexidade-
Palavras-chave: dc.subjectHumanidades-
Título: dc.titleAs formas, as cores e os tons: "Ler" as paisagens e fotografar o mundo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidades-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestrado-
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