Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Hélio Queiroz | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Deorce, Mariluza Sartori | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-04T14:37:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-04T14:37:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | As formas, as cores e os tons: "Ler" as paisagens e fotografar o mundo | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564584 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo ganhou corpo principalmente para investigar estratégias para o processo de ensino-aprendizagem pautadas na compreensão das inter-relações socioambientais entre os sujeitos e as paisagens, potencializando a produção de saberes e conhecimentos vividos na/da prática pedagógica e problematizando a indissociabilidade entre o vivido, o percebido e as experiências socioambientais, culturais, artísticas, sensoriais e políticas advindas da relação e inter-relação entre os sujeitos e as paisagens, formadoras dos quadros paisagísticos de múltiplos planos que integram a EEEFM Teófilo Paulino com o seu entorno, na tentativa de construir uma alternativa que complemente as mediações iniciadas na educação formal, com visitações aos espaços não formais (JACOBUCCI, 2008) configurados por múltiplos planos na paisagem. O embasamento teórico-metodológico para esta pesquisa é a Teoria da Complexidade, de Edgar Morin (2004, 2005, 2007, 2008,2010, 2011), a Pedagogia Libertadora, de Paulo Freire (1980, 1988, 2005, 2006, 2010), além das literaturas acadêmicas para debater sobre aula de campo, com Campos (2012, 2015), Lima e Assis (2005), Carvalho (1941), Seniciato (2007), espaço formal e não formal, com Jacobucci (2008), Gohn (2010) e Trilla (2008), e textos que tratam dos conceitos fundamentais da Geografia, especialmente o de “paisagem”, com Pontuschka (2009), Pereira (2012), Almeida (2010), Tuan (1980) e Corrêa (2001), entre outras contribuições científicas relevantes. A estruturação deste estudo ocorre com base na literatura científica que alicerça as pesquisas qualitativas (CHIZZOTTI, 1995), do tipo estudo de caso, o que leva a desenvolver uma estratégia para o processo de ensino-aprendizagem capaz de interferir na realidade escolar com práticas que entrelacem os momentos de vivência e experimentação dos sujeitos nos espaços formal e não formal de ensino. Assim, a transdisciplinaridade permeia uma realidade do cotidiano escolar em busca de alterar o quadro de “hiperespecialização” (MORIN, 2004) do momento atual. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 69.289KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não formal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho de paisagens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Complexidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humanidades | - |
Título: dc.title | As formas, as cores e os tons: "Ler" as paisagens e fotografar o mundo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUT~1.PDF | 69,29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/564584/2/PRODUT~1.PDFDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons