ANTEPROJETO DE SOFTWARE GAMIFICADO PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMENDES, TATIANE SOARES DOS SANTOS-
Autor(es): dc.contributor.authorDALLA DÉA, VANESSA HELENA SANTANA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-03T19:55:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-03T19:55:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-27-
identificador: dc.identifier.otherANTEPROJETO DE SOFTWARE GAMIFICADO PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWNpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564564-
Resumo: dc.description.abstractEste produto trata-se de um anteprojeto de software gamificado para alfabetização e letramento de estudantes com síndrome de Down é fruto de um estudo realizado em uma dissertação de do programa de mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), da Universidade Federal de Goiás (UFG). Essa dissertação ao qual esse produto corresponde tem por título “Alfabetização e letramento de estudantes com síndrome de Down: indicações a partir das percepções de professores sobre uma vivência em uso do software alfabetização fônica computadorizada”. A pesquisa mencionada foi desenvolvida com o objetivo de analisar as percepções de professores sobre a vivência de estudantes com síndrome de Down (SD) em uso do software alfabetização fônica computadorizada, a fim de levantar indicações para se pensar à alfabetização e letramento desses estudantes, e partindo dessas indicações construir este anteprojeto de software, levando em consideração as especificidades de estudantes com SD, em relação à apropriação da língua escrita. Os professores mencionados eram participantes do curso de formação “Cultura Digidown” da Faculdade de Educação da UFG. Sendo assim esse anteprojeto é um produto, fruto dessa pesquisa, logo é norteado por bases teóricas e empíricas.Nesse anteprojeto sintetizamos as informações levantadas com a pesquisa sobre: perfil do usuário, o contexto. Traçamos também as indicações para se pensar o sistema de um software para alfabetização e letramento de estudantes com SD. A partir também dos dados da pesquisa, elaboramos uma proposta pedagógica de alfabetização e letramento (tarefa) pensada a partir da compreensão apontada na pesquisa sobre as especificidades esse público. Com isso a estrutura desse anteprojeto (usuário, contexto, sistema e tarefa), são norteados por pesquisa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent728kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLetramentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
Título: dc.titleANTEPROJETO DE SOFTWARE GAMIFICADO PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWNpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Ensino na Educação Básica - Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons