Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MENDES, TATIANE SOARES DOS SANTOS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DALLA DÉA, VANESSA HELENA SANTANA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-03T19:55:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-03T19:55:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | ANTEPROJETO DE SOFTWARE GAMIFICADO PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564564 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto trata-se de um anteprojeto de software gamificado para alfabetização e letramento de estudantes com síndrome de Down é fruto de um estudo realizado em uma dissertação de do programa de mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), da Universidade Federal de Goiás (UFG). Essa dissertação ao qual esse produto corresponde tem por título “Alfabetização e letramento de estudantes com síndrome de Down: indicações a partir das percepções de professores sobre uma vivência em uso do software alfabetização fônica computadorizada”. A pesquisa mencionada foi desenvolvida com o objetivo de analisar as percepções de professores sobre a vivência de estudantes com síndrome de Down (SD) em uso do software alfabetização fônica computadorizada, a fim de levantar indicações para se pensar à alfabetização e letramento desses estudantes, e partindo dessas indicações construir este anteprojeto de software, levando em consideração as especificidades de estudantes com SD, em relação à apropriação da língua escrita. Os professores mencionados eram participantes do curso de formação “Cultura Digidown” da Faculdade de Educação da UFG. Sendo assim esse anteprojeto é um produto, fruto dessa pesquisa, logo é norteado por bases teóricas e empíricas.Nesse anteprojeto sintetizamos as informações levantadas com a pesquisa sobre: perfil do usuário, o contexto. Traçamos também as indicações para se pensar o sistema de um software para alfabetização e letramento de estudantes com SD. A partir também dos dados da pesquisa, elaboramos uma proposta pedagógica de alfabetização e letramento (tarefa) pensada a partir da compreensão apontada na pesquisa sobre as especificidades esse público. Com isso a estrutura desse anteprojeto (usuário, contexto, sistema e tarefa), são norteados por pesquisa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 728kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Síndrome de Down | pt_BR |
Título: dc.title | ANTEPROJETO DE SOFTWARE GAMIFICADO PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Ensino na Educação Básica - Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons