Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | URI - Santo Ângelo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Maurer, Raul Marques | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Kieckow, Flavio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Denizard Batista de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-01T20:29:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-01T20:29:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | UEPS Motores | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564488 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O mundo em que vivemos está em constante evolução. As novas tecnologias, em grande parte, são responsáveis pelas mudanças. No entanto, a sala de aula parece ter parado no tempo, praticamente a mesma do século passado. Há uma necessidade latente de inovações nos ambientes escolares e nas metodologias de ensino. Os estudantes precisam desenvolver bases sólidas de conhecimento, principalmente nas Engenharias, em função dos desafios de utilizar as novas tecnologias em problemas cada vez mais complexo em nossa sociedade. O artigo presente tem como objetivo apresentar um sequencia didática com base na metodologia proposta por Moreira (2013), as Unidades de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). O objeto de estudo faz parte da disciplina profissionalizante de Máquinas Térmicas II, do curso de Engenharia Mecânica, especificamente os ciclos de motores de combustão interna. O estudo foi realizado na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo/RS. Desenvolveu-se um roteiro de aula segundo a metodologia das UEPS. A metodologia está sendo aplicada a uma turma composta por 14 estudantes e foi muito bem aceita pelo grupo. Os resultados estão sendo avaliados. Espera-se que a metodologia proporcione a aprendizagem significativa por parte dos aprendizes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 521kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sequencia didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Engenharia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Motores | pt_BR |
Título: dc.title | UEPS APLICADA A TÓPICOS DE MÁQUINA TÉRMICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Engenharia Mecânica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Máquinas Térmicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UEPS Motores.pdf | 520,87 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/564488/2/UEPS Motores.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons