PLATAFORMA VIRTUAL ETIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminense/ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA AFONSO COSTApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLeite, Isabel cristina de Moura-
Autor(es): dc.contributor.authorMourão, Lucia Cardoso-
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Ana Clementina Vieira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-29T00:37:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-29T00:37:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564448-
Resumo: dc.description.abstractEste artigo tem o objetivo de promover discussões e reflexões sobre o uso de inovações metodológicas na formação pedagógica de instrutores de uma escola de formação técnica em saúde. Este estudo é um recorte da pesquisa de mestrado que analisou as implicações dos docentes na formação pedagógica de uma escola técnica de saúde, finalizada no segundo semestre de 2018, no curso de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde: Formação Docente Interdisciplinar para o Sistema Único de Saúde da Universidade Federal Fluminense/UFF. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, implementada nos meses de março a junho de 2018. Após a identificação da necessidade de qualificação e formação pedagógicas dos futuros instrutores, foi elaborado e construído junto com os docentes da escola uma plataforma virtual com o acesso aberto, objetivando dinamizar as discussões referentes à educação e metodologias ativas, foram criados fóruns para apoiar os instrutores dos cursos, esclarecer dúvidas referentes ao processo formativo e situações vivenciadas em sala de aula. Avaliamos como ponto forte dessa experiência, o suporte aos instrutores após a formação. O desafio que estes enfrentaram foi a postagem de suas experiências na plataforma, por pensarem que era um espaço científico que requeria uma escrita acadêmica. Todos reconheceram a importância da formação realizada, elogiaram as inovações educacionais como um instrumento potente após o curso. Estas vivências foram de extrema importância trazendo possibilidades para utilização das inovações educacionais nos cursos da escola, contribuindo também com o aprimoramento na formação de instrutores, e dos profissionais de saúde responsáveis pelo processo de formação pedagógica desenvolvida na escola.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEscolas para profissionais de saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCapacitação de recursos humanospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSistema único de saúdept_BR
Título: dc.titlePLATAFORMA VIRTUAL ETISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE: FORMAÇÃO DOCENTE INTERDISCIPLINAR PARA O SUSpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto do Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
PRODUTO EDUCACIONAL.pdfPRODUTO EDUCACIONAL - PLATAFORMA VIRTUAL ETIS739,27 kBAdobe PDF/bitstream/capes/564448/2/PRODUTO EDUCACIONAL.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons