Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense/ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA AFONSO COSTA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Leite, Isabel cristina de Moura | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mourão, Lucia Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Ana Clementina Vieira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-29T00:37:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-29T00:37:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564448 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este artigo tem o objetivo de promover discussões e reflexões sobre o uso de inovações metodológicas na formação pedagógica de instrutores de uma escola de formação técnica em saúde. Este estudo é um recorte da pesquisa de mestrado que analisou as implicações dos docentes na formação pedagógica de uma escola técnica de saúde, finalizada no segundo semestre de 2018, no curso de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde: Formação Docente Interdisciplinar para o Sistema Único de Saúde da Universidade Federal Fluminense/UFF. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, implementada nos meses de março a junho de 2018. Após a identificação da necessidade de qualificação e formação pedagógicas dos futuros instrutores, foi elaborado e construído junto com os docentes da escola uma plataforma virtual com o acesso aberto, objetivando dinamizar as discussões referentes à educação e metodologias ativas, foram criados fóruns para apoiar os instrutores dos cursos, esclarecer dúvidas referentes ao processo formativo e situações vivenciadas em sala de aula. Avaliamos como ponto forte dessa experiência, o suporte aos instrutores após a formação. O desafio que estes enfrentaram foi a postagem de suas experiências na plataforma, por pensarem que era um espaço científico que requeria uma escrita acadêmica. Todos reconheceram a importância da formação realizada, elogiaram as inovações educacionais como um instrumento potente após o curso. Estas vivências foram de extrema importância trazendo possibilidades para utilização das inovações educacionais nos cursos da escola, contribuindo também com o aprimoramento na formação de instrutores, e dos profissionais de saúde responsáveis pelo processo de formação pedagógica desenvolvida na escola. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas para profissionais de saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Capacitação de recursos humanos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema único de saúde | pt_BR |
Título: dc.title | PLATAFORMA VIRTUAL ETIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE: FORMAÇÃO DOCENTE INTERDISCIPLINAR PARA O SUS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto do Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL.pdf | PRODUTO EDUCACIONAL - PLATAFORMA VIRTUAL ETIS | 739,27 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/564448/2/PRODUTO EDUCACIONAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons